A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou os dados do setor em 2011 e o Top 11.
De acordo com o levantamento apresentado, o McDonald's deixou de ser a rede que mais fatura no Brasil,
dando lugar ao O Boticário. De acordo com o diretor executivo da associação, Ricardo
Camargo, a inversão se deve ao crescimento acentuado que as franquias o
setor de beleza experimentam. “Enquanto alimentação cresceu 14,5% no ano
passado, a área de esporte, saúde, beleza e lazer aumentou 24,3%”. A rede de
fast food vem em segundo lugar no ranking de faturamento. Em seguida aparecem
Dia%, Colchões Ortobom e Habib’s. O Boticário também é a rede com maior número de unidades
(3.252), seguido por Colchões Ortobom (1.747), Kumon (1.565) e McDonald's
(1.267).
O franchising cresceu além do esperado pela ABF. A expectativa era de um aumento de 15%, porém esse número chegou aos
16,9%, atingindo um faturamento de 88 bilhões de reais.
1. O Boticário
2. Mcdonald's
3. Dia
4. Colchões Ortobom
5. Habib's
6. Localiza
7. Postos Shell
8. Bob's
9. Fitta
10. Am PM
11. Flytour