Lei Seca já indiciou 41 este ano em Montenegro



A Brigada Militar e a Polícia Civil continuam fiscalizando rigorosamente o cumprimento da Lei Seca em Montenegro. Reunião na Câmara segunda (1) pela manhã detalhou o trabalho. Inicialmente, o objetivo do Vereador Roberto Braatz (PDT) era a cobrança de maior fiscalização por parte da Brigada Militar. Citou o grande número de acidentes em decorrência de motoristas dirigindo bêbados. “Por causa de irresponsáveis, várias famílias são vítimas. Não podemos assistir a isto sem nada fazer ou propor. O regramento aludido é bom. Precisa haver fiscalização”, argumenta  Participou o Presidente do Legislativo, Vereador Ari Müller (PDT), os Comandantes do 5º BPM, Major Marcus Vinícius de Sousa Dutra e da 1ª Cia, Pedro
Afonso Francilio, o Delegado de Polícia Marcelo Farias Pereira e o Comissário Amoretti Tavares. Dutra garantiu que a lei continua sendo aplicada rigorosamente, com a realização de constantes blitz por parte da Brigada Militar.

Argumentou comparando estatísticas do ano passado com este. Em 2010, 42 motoristas foram flagrados acima do limite de tolerância. Até julho deste ano, a Polícia Civil já recebeu 41 processos envolvendo embriaguez ao volante. No mesmo sentido, o Delegado Farias assegurou que existe agilidade na análise destes processos, sendo que todos foram encaminhados ao Judiciário.

Porém, Dutra, Francilio e Pereira observaram que somente a repressão não irá solucionar a problema do álcool no trânsito. Segundo eles, precisaria haver um trabalho de prevenção e educação, envolvendo toda a sociedade.

O Comissário Amoretti Tavares lamenta que ainda não tenha sido criado o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), cujas discussões iniciaram em 2008. O Conselho poderia estar atuando na prevenção, frisou. Os representantes dos órgãos de segurança apontaram também o álcool como um dos fatores que contribuíram para o aumento dos índices de violência contra a mulher.

Ficou definido que novos atores serão chamados, para que seja elaborado um planejamento visando conscientização e educação a curto, médio e longo prazo. Vamos continuar o trabalho de repressão realizado na cidade pela Brigada Militar e Polícia Civil, finalizou o Delegado.

O próximo encontro será dia 15 de agosto, na sala de reuniões da Câmara de Vereadores, com início às 8h30min.