Conferência irá debater o Sistema Único de Assistência Social SUAS

 
Conferência irá debater a consolidação do Sistema Único de Assistência Social

Avançar na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão dos serviços, programas, projetos e benefícios. Com este tema, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) promove a VII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento ocorre nos dias 13 e 14 de julho, no Plenário da Câmara de Vereadores e é destinado a técnicos envolvidos em assistência social e comunidade em geral. O objetivo é consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores. Serão dois dias com oficinas, palestras e debates abordando o tema. Além disso, também serão escolhidos os delegados a participarem da IX Conferência Estadual de Assistência Social.

A diretora de Assistência Social e Cidadania, Leda Esmério explica que o objetivo da conferência é avaliar e propor diretrizes para aperfeiçoamento do SUAS. O SUAS foi criado em 15/07/2005 por meio da resolução do Conselho Nacional de Assistência Social e na quarta-feira passada (06), o projeto de lei de autoria do Executivo conhecido como PLSUAS foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff em cerimônia no Palácio do Planalto. Por isso a importância dessa conferência estadual que irá tratar desse tema, destaca Leda.

A comissão organizadora é formada por Leda Esmério, da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD); Rosecler Teresinha Kolling de Oliveira, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA); Nelson Lopes de Souza, do Retiro Comunitário de Reabilitação Ocupacional (RECREO); e Simone Samanta Guedes Barreto Wagner, da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).


PROGRAMAÇÃO:

13 de Julho
18h30 * Início do credenciamento do primeiro dia
19h * Abertura da Convenção
19h30 * Apresentação Artística da APAE
20h - Leitura e Aprovação do Regimento Interno
20h30 * Encerramento do primeiro dia da convenção

14 de Julho
8h * Inicio do credenciamento do segundo dia
9h * Palestrante Ana Paula Pereira Flores, Coordenadora da Equipe de Apoio à Gestão da Fundação de Assistência Social de Caxias do Sul
9h45 * Intervalo
10h * Palestrante Fernanda Legnaghi, Psicóloga da Fundação de Assistência Social de Caxias do Sul
10h45 * Debate
11h * Explanação da Presidente * Leda Esmério sobre assuntos do CMAS no município.
11h * Debate
12h * Almoço
13h30 * Oficinas temáticas, sobre os temas abordados no turno da manhã.
15h15 * Apresentação das oficinas e escolha dos Delegados a participarem da 

IX Conferência Estadual de Assistência Social 
17h  Encerramento