Projetos Culturais da Prefeitra de Montenegro , em parceria com o SESC Montenegro

 
Administração Municipal firma parceria em projetos culturais


Montenegro conta com atividades culturais durante todos os domingos do mês

Na manhã de hoje (31), o prefeito Percival de Oliveira realizou a assinatura de dois projetos culturais organizados pela Administração Municipal, através do Diretoria de Cultura, em parceria com o SESC Montenegro. Ambos fazem parte do Calendário de Eventos do Município em 2011.

O primeiro trata do Domingo no Parque, evento que irá ocorrer sempre no segundo domingo de cada mês, no Parque Centenário, com atividades e parceiros novos a cada edição. O repasse será de R$ 9 mil, destinados ao SESC, que disponibilizará brinquedos como cama elástica, castelo inflável, piscina de bolinhas, entre outros.

O segundo projeto é o Cultura nos Bairros, com atividades desenvolvidas em bairros e no interior de Montenegro, sempre no último domingo do mês, de abril a novembro, com exceção do mês de dezembro, em virtude dos eventos de Natal desenvolvidos pelo Departamento de Cultura. O SESC, que irá receber um repasse no valor de R$ 25 mil, será responsável pela contratação, produção e execução dos espetáculos de teatro. A sonorização, os locais de apresentação e o palco ficarão sob responsabilidade da Prefeitura. Em caso de chuva, os eventos serão realizados em locais fechados.

O diretor de Cultura, Edson Maciel, destaca que os eventos têm foco na diversidade cultural de Montenegro, agregando atividades artísticas, divulgação de trabalhos sociais e ambientais, feira de saúde, apresentação de bandas locais, entre outras ações. O principal objetivo é oferecer à população atividades recreativas e de inclusão social. Além disso, trata-se de uma forma de aproveitar mais os espaços públicos existentes na cidade e prestigiar grupos culturais nos bairros, explica Edson.

A gerente do SESC Montenegro, Magda de Azeredo, ressalta que o calendário cultural do município dispõe de vários eventos, a maioria no centro, fazendo com que comunidade dos bairros e do interior nem sempre tenha a oportunidade de prestigiar. Queremos somar parcerias e descentralizar as apresentações para que toda a população saia ganhando. Toda mudança gera transformação e, com espetáculos de qualidade, queremos formar uma plateia com senso crítico em relação às artes, salienta Magda.

De acordo com o secretário Municipal de Educação e Cultura, Renato Kranz, a parceria veio de um pedido do prefeito para que a cultura fosse levada para o interior. Renato enfatiza a parceria com o SESC, que também apoia a Administração Municipal em outros eventos, como a Feira do Livro. Este convênio é de extrema importância, uma parceria que queremos renovar no ano que vem, afirma o secretário.

O prefeito Percival de Oliveira destaca a iniciativa da Administração Municipal de proporcionar à população diferentes atividades. Procuramos popularizar a cultura, oferecendo à comunidade eventos em todos os finais de semanas, para legitimar o título de Cidade das Artes, salienta o chefe do Executivo.

Durante a reunião, o secretário de Educação e Cultura, Renato Kranz, também comunicou que a obra do Pavilhão de Eventos, no Parque Centenário, deve estar finalizada em até 60 dias. Segundo Renato, com o espaço concluído, as edições do Domingo no Parque não precisarão ser canceladas em caso de chuva. Além disso, também foi informado que a próxima edição do Cultura nos Bairros irá ocorrer no dia 26 de junho, no ginásio da localidade de Bom Jardim, com a peça O Negrinho do Pastoreio, do Grupo Oigalê.


Programação nos finais de semana:

* Brique, na Estação da Cultura (1º e 3º domingos do mês)
* Domingo no Parque (2º domingo do mês)
* Cultura nos Bairros (4º domingo do mês)