Secretaria Municipal da Saúde de Montenegro

Programa premiado deve ser ampliado em 2011
 

Prefeito Percival de Oliveira, juntamente com a equipe da SMS, participou de coletiva de imprensa
 
Gestor público ser premiado em saúde é ímpar. É assim que o pneumologista pediátrico Paulo Silva define a importância do prêmio recebido pelo município na noite da última quinta-feira. Em coletiva de imprensa realizada na tarde de ontem (08), na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os profissionais participantes do programa RespirAção, desenvolvido em parceria entre o município e o Instituto Educacional Assistencial Asma, apresentaram o prêmio aos meios de comunicação do município.
 
Na coletiva, foi revelado que há previsão para ampliação do RespirAção, que tem como foco o tratamento da asma, para 2011. O principal objetivo da ampliação seria evitar infecções nas crianças que estudam na educação infantil a partir de ações realizadas nas escolas do gênero no município. Também pretendemos realizar treinamentos com os plantonistas do Hospital Montenegro no que diz respeito ao tratamento de asma, revela Silva.
 
A secretária da Saúde de Montenegro, Ana Maria Rodrigues, destaca que o prêmio é o resultado de um grande esforço em conjunto. Só há resultado se houver empenho, afirma. O pediatra e coordenador do programa, Luis Cabral, reforça que trabalho com uma equipe multidisciplinar é muito importante. Projeto, uma pessoa faz. Mas para se fazer um programa, precisa-se de um grupo competente, garante.
 
O pneumologista pediátrico e membro do Instituto Educacional Assistencial Asma, Diego Brandenbur, destaca que um dos diferenciais do programa RespirAção é que ele faz com que o paciente entenda e compreenda o sua problema. Utilizamos a criança como fator de educação, além de realizar um atendimento diferenciado, afirma. Ele lembra que o programa possui um custo elevado, porém trás muitos benefícios. O Prêmio Gestor Público veio para confirmar isto, reforça.
 
Apenas crianças de zero a 12 anos são atendidas pelo RespirAção. Para adentrar no programa, o paciente deve ser encaminhado por um pediatra da rede municipal de saúde. Este prêmio mostra que o programa é uma iniciativa da Administração Municipal que está dando certo, expõem o prefeito Percival de Oliveira, que também participou da coletiva de imprensa.