Dia dos Pais se comemora no dia de São José, Pai de Jesus Cristo

 Dia dos Pais, 19 de março (em Portugal), segundo domingo de agosto (no Brasil), 

 Dia dos Pais se comemora no dia de São José, Pai de Jesus Cristo

 Dia dos Pais, 19 de março (em Portugal), segundo domingo de agosto (no Brasil), 
Nos Estados Unidos e Inglaterra no terceiro domingo de junho, geralmente coincide com o dia cristão em que se comemora dia de São José, Pai de Cristo, é a data comemorativa em que se homenageia a figura paterna da família cristã e antepassados pais.

Evoca-se também, como origem dessa data a Babilônia, onde, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão.

Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai, um rei babilônico famoso Nabucodonosor. Daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou nos Estados Unidos como Inglaterra esse dia no calendário cristão, o "Dia do Pai" (Father's Day).

Comemoração

Em Portugal, o dia do pai é comemorado a 19 de Março, seguindo a tradição da Igreja Católica, que neste dia celebra São José, esposo da Virgem Santa Maria (mãe de Jesus).

No Brasil, é comemorado no segundo domingo do mês de agosto. No país a implementação da data é atribuída ao jornalista Roberto Marinho, para incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento de seu jornal.

A data escolhida foi o dia de São Joaquim, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.

Fonte: