Homenagem ao Dr Ruy Simões Filho na Câmara de Montenegro




Homenagem ao Dr Ruy Simões Filho na Câmara de Montenegro


O início da noite desta quinta-feira, 23, foi marcado pela emoção. Em uma homenagem, proposta pelas ex-vereadoras Josi Paz e Rose Almeida, o Dr. Ruy Simões Filho recebeu o título de cidadão montenegrino pelos serviços prestados com dedicação e zelo ao município de Montenegro e região. A homenagem foi proposta ainda em 2020 no entanto só pode ocorrer neste ano em função da pandemia da Covid-19, que alterou a agenda de eventos da Casa Legislativa.

Durante a sessão solene, que começou às 18h, os convidados assistiram a um vídeo com depoimentos de familiares contando sobre como é conviver com o Dr. Ruy, pai, esposo e profissional. Além deste audiovisual a Camerata, da Fundarte, realizou duas apresentações; uma no Espaço Cultural André Zanatta e outra, durante sessão solene, tocando a música May Way, de Frank Sinatra. Uma das canções preferidas do homenageado.

De acordo com a ex-vereadora Rose Almeida, que usou a tribuna e falou em nome dela e de Josi Paz, não é habitual que duas legisladoras finalizem uma ação iniciada em uma legislatura anterior. “Seguindo a legislação pretendíamos fazer a homenagem em 2020, mas em função da pandemia, adiamos. Mas, tivemos a promessa de que teríamos um espaço neste ano para fazer esta sessão solene. É com muita alegria que estamos aqui para homenagear o dr. Ruy Simões Filho”, destacou Rose. Simões Filho recebeu das mãos das ex-vereadoras Josi Paz e Rose o boton e título de cidadão montenegrino.

Quem é Ruy Simões Filho - Dr. Ruy é natural da cidade de São Borja. Cursou a faculdade de Direito na Unisinos e, tão logo pode, iniciou suas atividades laborais no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Foi secretário do desembargador Athos Gusmão Carneiro, juiz do Supremo Tribunal de Justiça. Ingressou na magistratura em 1991, na comarca de Cruz Alta. Também passou pelas cidades de Frederico Westphalen, Iraí, Tenente Portela e São Lourenço do Sul. Entre 1995 e 2008 foi juiz eleitoral da comarca de Montenegro, município este escolhido por ele para fixar residência com a família. Em 2011 foi juiz da Entrância Final, de Porto Alegre onde também se aposentou como juiz substituto. Hoje é membro da Comissão Eleitoral do MB, e dos Conselhos Deliberativo e da Mútua da Ajuris.