Cuidar dos animais de rua é uma questão de saúde pública



Cuidar dos animais de rua é uma questão de saúde pública


Projeto voltado para a causa animal é discutido na Câmara de Vereadores de Montenegro

Cuidar dos animais de rua também é uma questão de saúde pública. Mas a ausência de um senso que contabilize o número de animais em Montenegro acaba por impedir que se tenha uma noção precisa do problema dos bichinhos que são abandonadas. E não são raras as vezes que protetores denunciam o descarte destes animais, feitos por tutores que vêm de outros municípios, em Montenegro.

E para discutir, e buscar um plano de ação visando diminuir casos de abandonos ou maus tratos, o vereador Gustavo Oliveira (PP) propôs uma reunião com integrantes da administração municipal para viabilizar saída para este problema. “Este encontro foi muito importante. Nós precisamos entender que há uma necessidade de criação de uma diretoria, dentro de uma das secretarias para que ela possa buscar recursos e desenvolver ações voltadas para o bem-estar animal”, destacou o vereador Gustavo.

Ele também lembrou que, por ser um ano atípico, no meio de uma pandemia e com a Lei Federal 173 em vigor que restringe os gastos públicos, as ações de criação e manutenção desta diretoria só devem sair do papel a partir do ano que vem. “Este ano nós vamos tentar elaborar um projeto de criação para esta pasta. Hoje o acordado foi de que esta diretoria precisaria estar ligada à Saúde e não ao Meio Ambiente. Mas espero que esta indicação seja implementada assim que possível na nossa cidade sabendo das necessidades e urgências da causa animal”, ressaltou.

Ainda no primeiro semestre deste ano o vereador Gustavo conseguiu uma verba parlamentar de cerca de R$$ 100 mil para a causa animal no município. Tendo uma diretoria a liberação de emendas parlamentares pode ficar mais fácil. Isto por que há também uma demanda no Congresso Nacional para que o governo federal autorize rubricas específicas para a liberação de recursos financeiros para que sejam utilizados em procedimentos nos animais, como castração, esterilização, microchipagem e registro dos pets.