Delegacia de Polícia combate aos maus tratos em defesa dos animais


 
 

Delegacia de Polícia combate aos maus tratos  em defesa dos animais

Delegacia de Polícia agora é “Amiga dos Animais”

A Delegacia de Polícia de Montenegro deu mais um passo importante no combate aos maus tratos e em defesa dos animais. Nesta quarta-feira (11), a DP passou a ser oficialmente considerada “Amiga dos Animais”. O objetivo é ampliar a proteção a cachorros, gatos, cavalos, entre outros bichos que sofrem algum tipo de violência.
As Delegacias de Polícia Amigas dos Animais foram lançadas no RS em 5 de abril, a partir de um projeto que institui cartórios especializados na investigação de crimes de maus-tratos e crueldade. O objetivo é atender a uma demanda antiga dentro da Polícia Civil e surge menos de meio ano depois da aprovação da Lei 1.095/2019, que aumenta a punição para o crime de maus-tratos contra cães e gatos para dois a cinco anos de reclusão, além de multa e a proibição da guarda do animal.
A legislação protege animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo cães e gatos, que, aliás, por serem os animais mais comuns em residências são as principais vítimas. Agredir fisicamente, deixar sem comida ou água, sem abrigo adequado ou não procurar um médico veterinário em caso de doença do animal configura maus-tratos.
O prefeito Gustavo Zanatta e o vice Cristiano Braatz participaram da instalação simbólica. Os vereadores Gustavo Oliveira (PP) e Ana Paula Machado (PTB) e entidades ligadas à proteção dos animais também estiveram na Delegacia. “Essa é uma conquista importante e a Administração Municipal tem na causa animal uma bandeira muito significativa”, avaliou o prefeito.