Homenageado da Semana Farroupilha 2019 - BIRA PIRES




Histórico do Homenageado da Semana Farroupilha 2019 

UBIRAJARA PIRES 


Nascido em 08 de Dezembro de 1943, na localidade Coleiras Perdidas nas barrancas do Rio Uruguai no município de Palmeira das Missões. 

Filho de Orlandino Pires e Almira Borges de Moraes, casado há 47 anos com Nelci Pires, tendo como filhos: Luiz Eduardo, Ubiraci, Cristina, Cristiano e Patrícia, adotou Marcos Schons e Maria Schons, hoje com 10 netos e 1 bisneto que todos são seu orgulho. 

Militante participativo do Movimento Tradicionalista desde 1956, onde aos 15 anos fez o curso de danças folclóricas em Passo Fundo com o professor Ramentes de Cézaro. Foi instrutor de danças folclóricas durante 30 anos, nas cidades de Santo Augusto, Campo Novo, Três Passos, Dionízio Cerqueira SC, Barracão PR, Pranchita PR, Tenente Portela e Montenegro. O Bira, como é carinhosamente conhecido, é poeta e declamador, em 1980 foi campeão no Rodeio Internacional de Vacaria, em 1983 foi campeão do Fegart ( hoje ENART ), representando o CTG Estância do Montenegro. Participou de 28 concursos de declamação, sendo campeão em 26 deles, locutor da Rádio Montenegro FM, onde produz e apresenta o programa Charla Galponeira, aos sábados das 7 às 10 horas. Hoje aposentado no serviço público na Corsan é servidos municipal com cargo de confiança na Prefeitura Municipal de Montenegro.