30 anos da Associação Montenegrina de Artistas - Amarti






A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SMIC) promoveu, na manhã desta quarta-feira (21), uma comemoração aos 30 anos da Associação Montenegrina de Artistas (Amarti). A cerimônia, ocorrida na Praça Rui Barbosa, foi uma forma de agradecimento da Administração Municipal aos integrantes da Amarti, entidade que incentiva e apoia todas as formas de expressões artísticas em Montenegro.



A Amarti, fundada no dia 21 de agosto de 1989, passou por um período de inatividade, mas artesãos e artistas plásticos retornaram às ações em 2013. Os integrantes da Associação promovem diversas ações em prol da cultura local, como oficinas de arte sustentável, além de participarem de atividades junto à comunidade montenegrina.

Pintura dos vasos no Porto das Laranjeiras em 2015, projeto Laranjas dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) em 2016, colaboração no Natal da União em 2017, apoio para a produção das placas de conscientização para o Morro São João e revitalização da estátua do Padroeiro da cidade, foram algumas das atividades realizadas pela Amarti, além de participar anualmente da Feira Natalina de Artesanato e Produtos Coloniais de Montenegro na Praça Rui Barbosa.

Para a Secretária da SMIC, Cristiane Gehrke, a Amarti é uma entidade que trabalha, incansavelmente, na valorização do artesão e na expressão das artes, além de incentivar o embelezamento do município, sempre com muito amor.