Couro bovino depositado em estrada no Passo da Amora em Montenegro



Couro bovino depositado em estrada do interior é recolhido em ação da Administração Municipal

A Prefeitura Municipal de Montenegro, em uma ação conjunta entre as Secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, removeu grande quantidade de pele animal na Estrada Major Carpes, nas proximidades da localidade de Pesqueiro.

O material, de couro bovino, foi depositado irregularmente durante a madrugada desta sexta-feira (19). Acionada por denúncia, devido ao forte cheiro no local, a Administração Municipal realizou a remoção do material orgânico, de origem clandestina, na manhã deste sábado (20).


Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Adriano Chagas, o couro recolhido fica armazenado no antigo aterro sanitário desativado, na usina de reciclagem até segunda feira (22).

O Secretário explica que, devido ao desconhecimento da origem do material, o descarte do mesmo precisa ser definido com cautela, para assegurar o melhor destino a carga. "É inviável enterrar ou levar para compostagem pois não sabemos se ele tem residual de cromo. Depois disto faremos um termo de doação para legalizar a operação tendo em vista que é uma decisão que visa a utilidade pública em função de exposição a vetores biológicos e metal pesado" - conta Chegas.

A Guarda Municipal também esteve no local e acompanhou parte das intervenções, desde o início da identificação da ocorrência.

A Administração Municipal repudia casos e ações registradas deste tipo. Crimes ambientais, assim como atos de vandalismo acabam afetando negativamente, e diretamente, toda a comunidade.

Foto: SMDR/SMMA/Guarda Municipal