ASSISTÊNCIA SAÚDE 24 H NA TIMBAÚVA



Pronto Atendimento 24 horas inicia nos próximos dias

A Prefeitura Municipal de Montenegro assume a responsabilidade pelo funcionamento do Pronto Atendimento 24 horas a partir de março de 2019. A inauguração dos trabalhos, conduzidos pela Secretaria Municipal Saúde, iniciam às 8hs do dia 28.

Diante da realidade enfrentada pelo Hospital Montenegro, o qual decidiu encerrar o Pronto Atendimento 24hs, a Prefeitura Municipal vem se preparando para assumir os atendimentos relacionados às fichas azuis e verdes, voltadas as situações consideradas não urgentes. A manobra atende a decisão administrativa do HM que impôs uma iniciativa imediata da Gestão Municipal. A implantação do Pronto Atendimento (PA) ocorre nas dependências da própria Secretaria.

Além das situações consideradas não urgentes, o objetivo do PA será atender as situações imprevistas que acometem a saúde do indivíduo, principalmente após o período de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O PA atenderá a demanda espontânea, levando em conta a classificação de risco.

As situações de saúde consideradas agudas ou crônicas agudizadas serão atendidas no pronto atendimento 24 horas, sendo elas: disúria (dificuldade para urinar), tosse sem sinais de risco, dor lombar leve, febre, hipertensão, hiperglicemia, entre outras.

Contudo, os atendimentos de urgência e emergência permanecem no Hospital Montenegro. Assim, pessoas com suspeita de AVC, infartos e traumatismos em decorrência de acidentes, por exemplo, devem acessar imediatamente o Hospital Montenegro 100% SUS, que é porta aberta para urgências e emergências.

O Pronto Atendimento 24h, que está em obras para iniciar sua rotina no próximo mês, não atenderá: Pacientes crônicos assintomáticos, que procuram o serviço de saúde para renovação ou troca de receita; solicitação de exames eletivos; encaminhamentos para especialidades médicas; curativos eletivos; fornecimento de atestado e/ou laudo médico. Nestes casos, os usuários devem utilizar os serviços da sua Unidade Básica de referência, através de seu zoneamento.

Neste sábado (16), as obras do PA receberam uma ação conjunta na pintura interna do local. A Secretária Municipal de Saúde, Cristina Reinheimer, destacou a união e o empenho dos servidores do setor nesta fase que antecede o início dos trabalhos. “Todos nós estamos focados para iniciar as atividades da melhor maneira possível e desejamos que este período de transição se caracterize pela tranquilidade e pela construção. Em poucos dias já iniciamos o PA aqui em Montenegro” – disse a Secretária. O Prefeito Kadu Müller também esteve no local neste final de semana, enquanto os trabalhos seguem intensificados.

A Administração Municipal estima que o valor investido no Pronto Atendimento 24 horas seja, aproximadamente, de R$ 230 mil mensais. Atualmente, a Prefeitura de Montenegro repassa R$ 358.581,37 os quais, mesmo com a crise financeira do Estado, são mantidos rigorosamente em dia pela Prefeitura.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o público alvo do atendimento no PA 24h, localizado na rua Campos Neto, 177 – bairro Timbaúva, será voltado exclusivamente para moradores de Montenegro, sendo assim, necessária à apresentação do Cartão do SUS e Documento de Identidade com foto.

Fonte: ACOM / SMS