110 ANOS DA ESTAÇAO DA CULTURA DE MONTENEGRO 02/07/2019






A ESTAÇÃO



A estação de Montenegro foi inaugurada em 02/07/1909 pela Cie. Auxiliaire e desde o seu início já era o ponto de bifurcação da linha que vinha de Porto Alegre: uma seguindo para Carlos Barbosa (e que no ano seguinte seria estendida até Caxias) e outra para Barreto, na Porto Alegre-Uruguaiana, fazendo com que, depois de quase 30 anos, os trens procedentes de Santa Maria, Uruguaiana e dos Estados do Paraná e São Paulo pudessem finalmente atingir a Capital do Estado. 






A estação, portanto, serviria as duas linhas, até 1937, quando foi aberta a variante ligando Diretor Pestana a Barreto, encurtando em 50 km a linha para Uruguaiana e evitando a passagem por Montenegro, que passou a atender apenas as linhas para Caxias e Canela. 





O trecho Barreto-Montenegro ainda teria trens de passageiros e ficaria aberto até pelo menos 1962. Em 1965, já não estava mais ativo. 






Por ser entroncamento, a estação possuía restaurante, que ficava num anexo em madeira. 





Nos anos 1940, o prédio passou por grandes modificações arquitetônicas, ganhando inclusive o segundo pavimento. 





A linha em Montenegro somente foi oficialmente extinta em 1994, mas já há algum tempo ela já estava desativada. Há notícias de trens de passageiros ainda parando na estação em julho de 1976; já não existiam mais em 1978. Em 1978, os guias de horário mencionavam a estação de Montenegro-nova, que estava na variante General Luz-Passo Fundo, na junção para a nova linha que saía para Montenegro. aberta cerca de 1966 e por onde passaaram a correr os trens para Caxias, entre as estações de Diretor Pestana e de Montenegro. 





"Quanto à ferrovia que ia de Montenegro a Carlos Barbosa, lembro-me ainda dos trens passando por ela, pois tenho 39 anos e as atividades se encerraram em 1978. A estação de Montenegro infelizmente está abandonada (em 2005), embora a prefeitura tenha negociado a área para implantação de um museu, há cerca de 2 anos o prédio foi vítima de um incêndio criminoso. Entretanto, uma parceria entre a Prefeitura e a empresa Copesul viabilizará a restauração completa do prédio" (Gelson Garcia, Montenegro, 03/2005). 




Realmente, em novembro de 2006 a estação foi reinaugurada depois de restaurada. Ali passaram então a funcionar a ESTAÇÃO DA CULTURA DE MONTENEGRO.

Fotos: Bettina Cornelius