Projeto Negro no Vale do Caí


Solenidade marca início de programação sobre Consciência Negra

Com objetivo de resgatar e divulgar a história dos negros do Vale do Caí de forma de difundir suas culturas, origens e tradições, valorizando personagens, monumentos e peculiaridades do povo negro da região; iniciou a programação do projeto “Negro no Vale do Caí”. A ação, que é organizada pela Cufa Montenegro e conta com apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores, teve o ato de abertura realizado no Plenário da Casa Legislativa.


Participaram diferentes representantes de entidades sociais do município, assim como sociedade civil e público da rede de ensino.

Durante a abertura, o Prefeito Municipal destacou a importância na busca por fatos históricos, sociopolíticos, econômicos e culturais envolvendo sua origem. Ainda, também, ressaltou a conscientização envolvendo o tema e o quanto ele deve ser valorizado diariamente e não só em uma data específica.

Em sequência à abertura do projeto “Negro no Vale do Caí”, que oferece variada programação ao longo desta segunda (19) e terça-feira (20), ocorreu a palestra com escritor e poeta Duan Kissondec. 
 
A Estação da Cultura é outro local que sedia parte da programação deste ano da atividade. Confira, abaixo, a programação completa:

19/11 - SEGUNDA FEIRA
 
Horário 19h00min – Estação da Cultura
 
* Abertura da Exposição fotográfica “BAHIA TODOS OS SANTOS”.
*Discussão acerca da Intolerância Religiosa.
 
Com Iyá Sandra Li, Mãe Mary de Oyá – Presidente do Conselho dos Povos de Terreiros de Montenegro, Representante da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara, Reverendo Ives Vergara, Professor César do Amaral.

20/11 - TERÇA-FEIRA
 
Horário: 09h – Estação da Cultura
 
Projeto NEGRO NO VALE DO CAÍ – Onde estamos! Para onde vamos! Sugestões! Com os professores doutores Carmem Capra e Igor Simões, Jornalista Rogério Santos, Representante da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores e mais convidados.

Horário: 14h - Estação da Cultura
 
Grupo Afrorescer - PESQUISA UERGS - com contação de histórias e oficina de confecção de bonecas abayomis.

Horário: 19h – Estação da Cultura
 
Homenagem 2018: “Referências Negras do Vale do Caí”. - HOMENAGEADOS DE 2018 : ALFREDO JACINTHO ROSA, CLORI FERRAZ DA CONCEIÇÃO, JOSÉ PEDRO COSTA GONÇALVES, MARIA LAURECY DA SILVA FERREIRA, COMPAZ - Comunidade Kilombola Morada da Paz, ASSOCIAÇÃO FLORESTA MONTENEGRINA E CLUBE 13 DE MAIO.

Foto: ACOM