Administração Municipal será convocada à Câmara de Vereadores para explicar o déficit financeiro da Prefeitura de Montenegro


Surpresa e perplexidade. Expressões do Requerimento 133/16, através do qual o Vereador Roberto Braatz (PMDB) convoca integrantes do primeiro escalão da Prefeitura, para esclarecer a atual situação financeira do Município. Foi aprovado na sessão de quinta (01) da Câmara.

Braatz comenta: na CGP em que explicou aos Vereadores as motivações do projeto sobre a instituição do Turno Único, a Secretária da Fazenda afirmou: “todos sabem que o Município está devendo em torno de 5 milhões de reais, mensalmente, aos fornecedores, e que os atrasos chegam a aproximadamente cinquenta milhões”.

“Declaração nos causou surpresa, perplexos pela situação, por que as manifestações anteriores por parte do Governo Municipal eram de que os cofres do Município estavam ‘recheados’, que a ‘saúde financeira’ do Município estava muito boa”, ressalta o Vereador. Acrescenta: “durante o período eleitoral, quando questionados, os atuais gestores e detentores de cargos na Administração Municipal firmemente declaravam que as finanças estavam bem”. 

Conclui afirmando que, “diante dos fatos preocupantes e deveras alarmantes, requeiro, de acordo com os artigos 153 e 154 do Regimento Interno, a convocação da Secretária Municipal da Fazenda, Patrícia Kettermann da Silva Sant’anna, do Assessor Especial Luís Augusto Haupenthal, e da Contadora Maria Cristina Campos Zirbes”. Também o ex-secretário da Fazenda, Júlio Cesar Hoffmeister, para o qual seria enviado um convite, não uma Convocação. 

De acordo com o texto aprovado na Câmara, os esclarecimentos sobre a situação financeira incluiriam a apresentação de planilhas das dívidas, dos atrasos, relacionando credores e perspectivas de receitas e gastos com Pessoal, incluindo a evolução mês a mês a partir da aprovação do novo Plano de Carreira do Município, em 2015, em comparação com os gastos antes da aprovação.
Aprovado em plenário o Requerimento, o Legislativo vai adotar as providências que culminam com a marcação do encontro, já nos próximos dias.