Novos Vereadores de Montenegro se preparam para Posse em 01-01-2017


Tendo nove de seus dez componentes atuando pela primeira vez como Vereador em Montenegro, a Câmara se antecipou e, faltando mais de 45 dias para a posse, promoveu um espaço para explicar de que forma será o serviço que irão desenvolver.

Ocorreu no plenário, na manhã de quarta (9), com orientações práticas sobre o funcionamento do Legislativo e ferramentas de trabalho.

Iniciou com a fala do presidente este ano, o Vereador Carlos Einar de Mello (PP). Naná disse que se tratava de um momento importante, construído junto com a equipe de trabalho da Câmara. Elogiou os servidores, classificando-os como excelentes. “Estou saindo no dia 31 de dezembro, porém, dentro da minha simplicidade, o que vocês precisarem eu estou à disposição”, completou. 

Em seguida, uma apresentação elaborada e conduzida pelo Assessor de Comunicação, Silvio Kaél. Utilizando técnicas de dinâmica de grupo de início, continuou com o que é considerada a “carteira de identidade” da Câmara, o seu vídeo institucional. Prestadas informações básicas, como o horário do expediente, com a importante ressalva de que o Vereador precisa estar disponível às vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, para atender a população.

Os funcionários deixaram por alguns minutos suas atividades, para fazer breve apresentação aos futuros “ocupantes” da Casa. Mostrada a estrutura disponível, como gabinete, telefone celular, como ocorre o auxílio dos servidores e a possibilidade de cada um ter o seu Assessor Parlamentar. Cientificados da existência de regras legais, como a quota básica mensal de custeio de materiais e serviços para os gabinetes. 
O Secretário Geral, André Susin, fez uma explanação sobre as quatro funções da Câmara: legislativa, fiscalizadora, julgadora e administrativa. E dos fóruns para os Vereadores mostrarem o que fazem: as Sessões Ordinária (todas as quintas-feiras à noite), Solene, Comemorativa e até mesmo uma Extraordinária, em casos especiais. 

Igualmente, o ritual da Sessão de quinta, que começa com a leitura do expediente, prossegue com o momento em que os Vereadores ocupam a tribuna (15 minutos para cada um) e culmina com a Ordem do Dia (discussão e votação de projetos de lei, requerimentos, moções, etc.). Caso não considerem esgotado algum debate, ainda podem usar dez minutos na tribuna para as chamadas “Explicações Pessoais”. 

Na avaliação de Sílvio Kaél, é preciso considerar que, dos dez vereadores, nove estarão estreando no Legislativo. “Nosso objetivo foi o de que eles possam ir se familiarizando com as ferramentas disponíveis e conhecendo a estrutura”, observa.

 Kaél finaliza citando que, além deste momento, será realizado outro em dezembro, como prévia do evento de posse do prefeito, vice e vereadores. A posse oficial será realizada no dia 01 de janeiro, já que no primeiro ano de mandato não acontece o recesso parlamentar de 30 dias.