Vereadores Mirins de Montenegro


Os Vereadores Mirins estiveram reunidos em Sessão Ordinária, no Plenário Edgar de Oliveira. É o segundo encontro de 2016 e os Jovens Vereadores já começam a apresentar suas primeiras iniciativas.

Buscam soluções através de Pedidos de Providências, assim como dados referentes ao Executivo, através do Pedido de Informação. 

Nesta tarde, como acontece tradicionalmente, ocorreu uma palestra. A convidada foi a Psicóloga Adriana Bandeira, que falou sobre “Sexualidade na Adolescência”: “a adolescência é um momento em que o sujeito vai exercer um pouco mais da sua sexualidade, porque ele já vem exercendo isto desde a infância. Na adolescência, com o corpo mais crescido, com possibilidades mais específicas, isto vai poder acontecer. Ele vai poder fazer a sua opção sexual, baseada naquilo que foi a sua história de vida”, iniciou Adriana.

Prosseguiu: “não estamos determinados a sermos homens ou mulheres quando nascemos. Deste lugar em que tenho experiências com os outros com relação a algumas coisas, é que também vou poder amar o outro. Amar não só no sentido do sexual, do namoro, mas amar as outras pessoas poder construir laços de amizade, laços verdadeiros.
Nesta época de internet, a gente experimenta uma dificuldade nestas relações reais. Estas relações virtuais que nos apresentam redes sociais como o Facebook, elas nos dão uma possibilidade imaginária, e não verdadeira. Muitas vezes, se passa a infância e o início da adolescência nestas relações virtuais, que não são tão verdadeiras”. 
Uma Vereadora perguntou por que a internet, na adolescência, influencia os jovens a terem mais mau humor em casa do que bom humor.
Nas palavras de Adriana, “a internet dá a falsa possibilidade de relações muito perfeitas. Quando a pessoa está falando na internet, não se sabe se é falso ou verdadeiro, pode inventar que é maravilhosa, que eu visto tal coisa, que gosto disto ou daquilo. Isto não é verdade, mas na internet ela se apresenta assim. Quando a pessoa vai ter contato com a vida real, em que ela não é tão maravilhosa assim e o meu colega, o meu amigo sabe disto, porque ele também não é. Isto vai me causar uma frustração muito grande, porque vou ter contato com as pessoas de verdade e comigo mesmo, de verdade.

Quase nunca a gente é perfeita, nunca somos, e isto vai trazer que a frustração traga este humor sombrio. É como se na internet eu pudesse estar escondido, daí eu me apresento como eu sou. É como se eu pudesse me olhar no espelho, saber que as coisas de verdade são diferentes. Tem aquela brincadeira: faltou a conexão a internet, eu conheci meu pai e minha mãe, que há muito tempo não via. Um dos sintomas da nossa sociedade, hoje, é fugir do encontro verdadeiro com o outro. As pessoas ficam muito naquilo que gostariam de ser, elas dizem: fico de mau humor, porque não sou tudo aquilo que eu queria”. 

A Psicóloga respondeu a perguntas, havendo na sequência a Hora dos Oradores e a apresentação de Pedidos de Providências e de Informação, da mesma forma que na sessão dos adultos. Ao final, o Vereador Mirim presidente, Gustavo Martins da Mota, convidou a todos para a próxima sessão da Câmara Mirim, dia 8 de agosto, às 9h30min.