O Mito do Ovo


Existia o mito de que o ovo altera o colesterol, ou que faz mal para saúde de quem já tem problemas de colesterol? Mas estamos sempre comendo um ovinho frito com pão, um ovo cozido com sal e azeite e ou até mesmo um ovo batido, conhecido também como omelete.

Inclusive ele foi até proibido por alguns médicos. Inclusive proibindo a sua ingestão .

Mas este é um mito a ser derrubado. Para quem é adepto deste alimento gostoso, saiba que há mais prós do que contras. Ovo além de ser barato é muito nutritivo. Ele é rico em vitaminas. Os Benefícios do ovo são grandiosos, seja ele, ovo de granja, ovo caipira ou ovo orgânico.

Ele é rico em proteínas e outros 13 nutrientes essenciais para o organismo. Ácido fólico, Ferro, Zinco, Proteína, Fósforo, Manganês, Potássio… A lista é enorme. 

Depois do leite materno, o ovo é considerado o melhor alimento do mundo, segundo Dr. Lair Ribeiro, que afirma consumir de 6 a 10 ovos por dia. Ele é médico cardiologista/nutrólogo, autor de 35 (15 best sellers) livros, 25 dos quais são traduzidos para outros idiomas e disponíveis em mais de 40 países, na área de autoconhecimento e 149 trabalhos científicos publicados em revistas médicas americanas indexadas.

Dr. Lair Ribeiro fala também sobre os benefícios do ovo, principalmente a gema do ovo, está embutida a luteína que traz grandes benefícios para os olhos. De acordo, com um estudo, um ovo por dia pode prevenir degeneração ocular, prevenção de catarata, devido ao conteúdo de carotenóides, especialmente a luteína e zeaxantina. Ambos os nutrientes são  disponíveis para os nossos órgãos com os ovos.

O que devemos saber sobre o ovo é a forma de prepará-lo. Ao fazer o ovo para consumi-lo, é importante comê-lo cozido ou fritá-lo com óleo de coco.

 Dr. Lair Ribeiro ele recomenda não comer ovo cru. Geralmente, as donas de casas deixam os ovos na porta da geladeira, o que aumenta a possibilidade de contrair a Salmonella.