Conselho dos Direitos da Mulher em Montenegro


Conselho dos Direitos da Mulher será reativado em Montenegro

A Prefeitura de Montenegro, responsável pelos Conselhos Municipais, irá reativar o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Informação divulgada em encontro quinta-feira (7) na Câmara, proposta pelo Vereador Marcos Gehlen (PT) “Tuco”, com a coordenação do presidente, Carlos Einar de Mello (PSB) - “Naná”. Teve participação do Executivo, Brigada Militar, Efica e do Coletivo feminino “Vênus Maria”.

Na sua primeira manifestação o Vereador Tuco trouxe a proposta de provocar a Prefeitura para que reative o Conselho Municipal da Mulher (COMDIM), alegando que o órgão é de muita relevância. Também falou sobre alguns avanços ocorridos em defesa da causa, como a instalação da Delegacia da Mulher, a criação da Semana da Mulher Montenegrina e os novos movimentos que surgiram.

Na análise do Vereador, o COMDIM é fundamental no enfrentamento à violência contra a mulher. Tuco aponta que a Portaria que nomeou as entidades e os Conselheiros está vencida. “Não podemos perder mais tempo, é preciso agilizar a retomada da formação do Conselho e as suas atividades”, apelou aos representantes do Executivo.

Segundo o Vereador, está sendo trabalhada em parceria com os integrantes da Prefeitura a criação da Coordenadoria da Mulher em Montenegro. Ratificado pela Secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues, informando que a elaboração do projeto de lei está em fase de conclusão e deverá ser enviado à Câmara nos próximos dias.

O Chefe de Gabinete Valter Robalo admitiu que o Conselho da Mulher tivesse sofrido um abalo antes da chegada deste novo Governo, passando por sérios ruídos. Robalo alega que não adianta ficar olhando para trás, é preciso retomá-lo. Por isso, estão trabalhando na nova formatação das entidades e membros do Conselho.

Conforme a Diretora de Assistência Social, Maristela Josiane Paz, no prazo de trinta dias, contados a partir de hoje, deverá acontecer um encontro com os Conselheiros que integravam a última gestão, para verificar ponto-a-ponto os que estão interessados em permanecer, assim como as deficiências da entidade. Após, Robalo e Paz entendem que será possível emitir-se nova Portaria com as entidades e Conselheiros.

Conforme Robalo deverá ser cobrado dos representantes do Executivo a participação efetiva. “Não é possível se ter Conselheiros para simplesmente dizer que têm. Eles são fundamentais na construção de melhorias”, reforça. Completando, disse que os Conselhos estão sendo reestruturados, principalmente para que não sejam tão políticos, e sim, mais práticos.

Segundo Vânia Maria Lermen, que fazia parte do Conselho anterior, o órgão já vinha atravessando muitas dificuldades, até se chegar à realidade atual. Lermen também acredita que não seria ideal colocarem-se pessoas para apenas ocupar espaço, que estas precisam de fato ter interesse na causa.

O representante da Brigada Militar, Tenente Humberto Minks, destacou a importância de um Conselho da Mulher ativo, pois diariamente a Brigada Militar atende ocorrências de violência contra a mulher. Susana Toledo, integrante do Coletivo Vênus Maria, disse ter interesse em participar do CONDIM. Em trinta dias, o assunto deverá estar em pauta novamente.