35 anos da Escola Profissional de Enfermagem Schwester Emmy em Montenegro



35 anos da Escola que formou quase mil profissionais da Saúde tiveram homenagem na Câmara

Os 35 anos de fundação da Escola Profissional de Enfermagem Schwester Emmy tiveram Sessão Comemorativa na Câmara, nesta quinta (2), por iniciativa do Vereador Dorivaldo da Silva (PDT). Fizeram parte da mesa oficial o Prefeito Luiz Américo Alves Aldana, a Presidente da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (entidade mantenedora), Eliane Maria Leser Daudt e a Diretora da Escola, Eunice Maria Fabrazil.

O Vereador Roberto Braatz (PDT) manifestou-se em nome do Legislativo montenegrino, historiando a trajetória da entidade. “A hoje Escola Profissional de Enfermagem Schwester Emmy foi inaugurada no dia vinte de maio de mil novecentos e oitenta, resultado de uma ação conjunta da irmã Martha Schröeder, do HM, de Nadir Ilzy Bochardt Dias, então Presidente da OASE e a Supervisora Educacional Nice Antonieta Schüler”, situou, informando que nestes 35 anos já formou 945 profissionais na área da saúde. 

O Vereador comentou que a Escola Profissional de Enfermagem Schwester Emmy surgiu a partir da necessidade de preparação de profissionais para o trabalho em área hospitalar na região. “As pessoas que até então exerciam a função denominada atendente hospitalar, eram escolhidas e ensinadas a partir de critérios afetivos e familiares”, destaca. Em 1980, deu-se a abertura da primeira turma do curso Auxiliar de Enfermagem. Do ano de sua fundação até 1999, funcionava uma turma por ano.

Afirmou que desde 2014 a Escola ganhou uma nova estrutura, “mais completa”. O novo endereço fica na Rua João Pessoa, esquina Hugo Wolghemuth, nº 2609, sala 02, segundo piso. O espaço conta com cinco amplas salas de aula, sala de técnicas equipada com materiais didático-pedagógicos, sala aos professores, sala para direção e secretaria, uma biblioteca e laboratório de informática, com cinco computadores e acesso à internet, auditório com capacidade para 90-100 pessoas. “Atualmente, são 274 alunos, divididos em 14 turmas, nos turnos da manhã, tarde e noite”.

O Vereador divulgou dados sobre onde atuam ex-alunos da Escola:

• Prefeitura de Pareci Novo - tem cinco Técnicos de Enfermagem no Quadro de Pessoal, sendo três ex-alunos e um ex-aluno quando ainda era o curso de Auxiliar de Enfermagem. Mais duas Enfermeiras, sendo que uma fez o curso Técnico aqui e após formou-se em Enfermagem;

• Prefeitura de Maratá – contratadas quatro Técnicas de Enfermagem, sendo que duas fizeram curso na Escola;

•Prefeitura de Brochier – Tem cinco Técnicas, sendo quatro formadas aqui;

• Prefeitura de Montenegro – tem 28 Técnicas e 11 Auxiliares, estimam que 70% do quadro são ex-alunos da Escola.

• Hospital Montenegro – atuam 170 Técnicos no quadro pessoal, sendo 88 ex-alunos da Escola;

• Hospital S. S. Caí – tem 65 Técnicos no quadro de pessoal, com estimativa de que em torno de 10% tenham sido formados aqui;

• Hospital Unimed - Tem 190 Técnicos – aproximadamente oitenta formados na Escola.

A Sessão Comemorativa teve ainda os discursos da diretora da Escola, Eunice Maria Fabrazil, da Presidente da OASE, Eliane Maria Leser Daudt e do Prefeito Luiz Américo Alves Aldana (PT).