Montenegro debate plantão 24 horas em Farmácias



A necessidade de que o atendimento de farmácias seja estendido durante a noite toda e aos finais de semana foi tema de reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira na Prefeitura de Montenegro. Representantes de diversos estabelecimentos do setor e também do Sindilojas conversaram com o prefeito Paulo Azeredo e com o secretário municipal da Indústria e Comércio, Carlos Eduardo Müller.

O prefeito abriu a reunião explicando que a ampliação do atendimento da Secretaria de Saúde até às 24 horas trouxe a necessidade de que haja pelo menos alguma farmácia que também funcione durante a noite, afim de que pacientes atendidos no plantão possam ter a possibilidade de adquirir os medicamentos receitados. Azeredo lembrou que no passado a cidade já contou com farmácias que atendiam durante a noite e madrugada, salientando que hoje em dia vários municípios estabeleceram um sistema de rodízio entre as farmácias que realizam o plantão noturno.


Representantes dos estabelecimentos, entretanto, ressaltaram que existe uma legislação federal sobre o funcionamento das farmácias, o que dificulta o atendimento no horário noturno. Mesmo assim, se mostraram dispostos a tentar um entendimento com a Administração Municipal para um acordo. O secretário Carlos Müller salientou que a reunião pretendia dar um primeiro passo para este entendimento. O prefeito, por sua vez, disse que vai pedir um levantamento sobre os atendimentos feitos no plantão noturno da Saúde para estabelecer qual a maior necessidade em termos de medicamentos e propôs que uma nova reunião seja realizada na próxima semana. Até lá, a prefeitura também vai analisar a legislação adotada em outras cidades para estabelecer o rodízio entre farmácias.