Vigilância Sanitária - Ecomeçar a alimentação saudável



Desde maio, a Vigilância Sanitária desenvolve o projeto Viva melhor, hábitos mais saudáveis, sua vida mais feliz, na escola escolhida para ser alvo da linha de ação I, a EMEF Carlos Frederico Schubert do Bairro Faxinal, com a participação de 40 alunos de 4º e 5º anos. 

Até o momento foram desenvolvidas diversas atividades com foco em alimentação saudável, como atividades teóricas sobre nutrientes e pirâmide alimentar, em que os alunos elaboraram suas pirâmides, analisam rótulos dos alimentos enfatizando as quantidades de sal, açúcar e gordura dos alimentos industrializados, veirificam as condições de higiene, participam de oficina culinária e as crianças fazem espetinhos de frutas, e semáforo dos alimentos, entre outras ações. 

Também foi realizada a avaliação antropométrica das crianças. O projeto conta com a parceria de uma aluna de graduação em Educação Física, que estimula a prática de atividade física.

Além desta escola, o projeto está aberto a outros educandários que quiserem participar. É só entrar em contato com a Vigilância Sanitária para agendar uma palestra com os alunos sobre o tema Alimentação Saudável.

 Até agora, duas escolas já receberam a palestra: A EMEF Campo do Meio, onde 15 alunos participaram e a EMEF Henrique Pedro Zimmermann onde cerca de 20 alunos assistiram à palestra. 

O Projeto Ecomeçar é uma iniciativa da empresa Momentive, que iniciou em 2008 com os alunos e comunidade escolar da Rede Municipal de Ensino de Montenegro-RS. Em 2014, o projeto está trabalhando com três linhas de ação, sendo que a Vigilância Sanitária está sendo parceira na linha de ação I, designada: Viva melhor, hábitos mais saudáveis, sua vida mais feliz. Esta parceria da Prefeitura de Montenegro através da Vigilância em Saúde/Sanitária e o Projeto Ecomeçar prevê atividades até o mês de outubro.

O objetivo da campanha é falar sobre os cuidados que as pessoas devem ter com a saúde para manter uma alimentação saudável e equilibrada com prática de exercícios físicos. 

E sensibilizar as pessoas a na escolha dos melhores alimentos para serem utilizados nas refeições, demonstrando qual o benefício dos alimentos que se tornam indispensáveis na boa alimentação.