Eleição Simulada - Votação Biométrica em Pareci Novo em 30/8/2014

                     


No próximo sábado, dia 30/08/2014, será realizada a 1ª Eleição Simulada com o uso de Biometria nesta 31ª Zona Eleitoral, a qual será efetuada no município de Pareci Novo. Além dessa cidade jurisdicionada por esta 31ª Zona Eleitoral, outras 82 cidades do Estado foram selecionadas para este experimento.

No ano de 2013, os municípios de Maratá, Pareci Novo e São Pedro da Serra, dentre os municípios integrantes desta 31ª Zona Eleitoral, passaram pelo procedimento de revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos, possibilitando que na próxima eleição os eleitores sejam habilitados ao exercício do voto a partir das impressões digitais colhidas durante o procedimento revisional, agregando maior segurança ao processo de votação.

Frise-se que o método tradicional de identificação era baseado na apresentação de documento oficial com foto, mais a conferência da assinatura do eleitor, cabendo ao mesário habilitar o eleitor através da digitação do número da inscrição eleitoral no microterminal da Urna Eletrônica. Com a nova sistemática, o eleitor apresentará um documento oficial com foto, o mesário digitará a inscrição eleitoral no microterminal e a habilitação passará a ser realizada a partir das impressões digitais do eleitor, dispensada a assinatura no caderno de votação. Ainda, o mesário terá à sua disposição uma fotografia do eleitor no caderno de votação, facilitando a identificação daquele que está se habilitando ao exercício do voto.

Considerando o ineditismo de tal forma de habilitação do eleitor nesta 31ª Zona Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul realizará eleições simuladas no dia 30 do corrente mês (30/08/2014), no horário das 14 às 18 horas, a fim de testar os sistemas e os procedimentos que envolvem a votação realizada por meio dessa forma de habilitação, com o fito de detectar problemas intermitentes que, potencialmente, se manifestariam apenas nas condições reais, isto é, durante as próprias Eleições 2014. Nesta 31ª Zona Eleitoral, tal simulado será realizado no município de Pareci Novo.

Assim, no dia 30/08/2014 (sábado), os eleitores do município de Pareci Novo estão CONVIDADOS (a votação neste simulado não é obrigatório) a comparecer à E.M.E.F. Beato Roque, a fim de testar esta nova forma de habilitação ao exercício do voto.

Desta maneira, considerando a necessidade do comparecimento de eleitores no pleito simulado, solicito divulgação da eleição simulada, de forma a informar o eleitorado de sua realização, estando todos os eleitores do município, que estejam em situação regular com a Justiça Eleitoral, convidados a comparecer à E.M.E.F. Beato Roque, no horário das 14 às 18 horas, de forma a testar esta nova maneira de habilitação do eleitor ao exercício do voto.

Informações acerca da eleição simulada:


Eleição Simulada


Data: 30/08/2014 (sábado), das 14 às 18 horas

Local:

E.M.E.F. Beato Roque (Rua Professor Jacob Antonio Rohr, 17 - Centro)

Obs.: por tratar-se de um simulado, todos os eleitores votarão somente na E.M.E.F. Beato Roque, inclusive os inscritos nos locais de votação do interior do município.

Quem pode votar?

Todos os eleitores do município de Pareci Novo em situação regular com a Justiça Eleitoral.


O que deve ser apresentado para votar?

Um documento oficial de identificação com foto (Carteira de Identidade ou Carteira de Motorista ou Carteira de Trabalho ou Certificado de Reservista ou Passaporte).