TRANSPORTE ESCOLAR EM MONTENEGHRO

A Prefeitura Municipal vai custear o transporte coletivo para os estudantes da área rual que cursam o Ensino Médio noturno. Por força de lei, o município tem obrigação de providenciar transporte apenas para os alunos do Ensino Infantil e de Primeiro Grau, cabendo ao Estado cobrir as despesas com estudantes secundaristas. 

Como a administração sofreria sanções caso custeasse o serviço, o prefeito Paulo Azeredo determinou à Procuradoria Geral do Município que encontrasse uma alternativa, dentro da legalidade, para não cessar o transporte a estes alunos. 

A opção encontrada foi empenhar os recursos através da SMICT (Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo), e não pela SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), sendo que, posteriormente, o município tentará buscar os valores de volta com descontos nos pagamentos mensais ao governo do Estado pelo Projeto Cura. O custo está estimado em R$ 60 mil. 


O critério de escolha dos alunos interioranos a serem beneficiados pelo programa será o de renda familiar. Os alunos cujos pais tenham menores recursos financeiros serão os primeiros beneficiados. 

O ônibus da Viação Montenegro que atenderá os estudantes secundaristas sairá do Pólo Petroquímico às 17h30min, passando por Porto Garibaldi, Bom Jardim do Caí, Vendinha, Fazenda Quadros, Passo da Amora, Rua Nova, Pesqueiro e Potreiro Grande.
O governo municipal também está estudando a possibilidade de atender a área rural do município chamada de “zona da citricultura”. 

Para tanto, solicita o comparecimento dos pais de alunos desta área à SMICT para informarem sobre a necessidade de transporte escolar, a fim de ser medida a demanda. Com esta quantificação será possível ver a viabilidade ou não para a implantação do programa.