POR QUE A AMOGA NÃO QUER CANIL ?





Quanto à construção de um canil municipal, engana-se quem pensa que irá resolver ou amenizar a questão do abandono de animais – que não se vê apenas no hospital, mas em praticamente todos os bairros de Montenegro. – Quem já tem uma trajetória significativa com a questão do abandono e de outras formas de maus tratos contra animais sabe muito bem que canis não funcionam. Servindo de incentivo ao abandono, os canis – que são lugares terríveis para os animais – ficam superlotados em dois toques, pois, para os irresponsáveis, é muito mais prático depositar os animais lá do que castrá-los, ou divulgá-los para adoção. Alguém duvida?



Então, qual é a solução? Investir em campanhas de conscientização para a posse responsável de animais de estimação, tratar com seriedade a questão da punição aos que abandonam (como já foi dito, existe Lei para isto), castrar, adestrar (se necessário) e encaminhar os que estão abandonados para adoção, reduzir ao máximo o nascimento de cães e gatos, com campanhas de castração pública para animais sem dono ou cujos donos não tenham condições de custeá-las, são iniciativas que têm funcionado em municípios como Porto Alegre, por exemplo.

 E tudo isso sai mais em conta do que construir um canil. O que não tem cabimento é deixar impune quem causa (e continuará causando) o problema e punir as vítimas. Ou alguém acha que os cachorros são culpados?