Papa Bento XVI renunciará ao pontificado


O Papa Bento XVI vai renunciar ao pontificado e deixará o cargo em 28 de fevereiro. O Cardeal Joseph Ratzinger fez o anúncio pessoalmente nesta segunda-feira, falando em latim. Logo depois, o Vaticano confirmou a notícia e afirmou que o cargo vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido.






No comunicado, o Papa disse que está "plenamente consciente da dimensão do seu gesto" e que renuncia por livre e espontânea vontade. Ainda de acordo com o texto, um dos motivos da renúncia é a idade - ele tem 85 anos. O Cardeal Joseph Ratzinger é o sexto alemão a servir como Papa - ele assumiu o comando da Igreja Católica em 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II.

Biografia

Joseph Ratzinger nasceu em Marktl am Inn, diocese de Passau, no Sul da Alemanha, em 16 de Abril de 1927. Passou a infância e adolescência em Traunstein, uma pequena localidade perto da fronteira com a Áustria. Em 1953 deu início à carreira acadêmica. Doutorou-se em teologia com a tese “Povo e Casa de Deus na doutrina da Igreja de Santo Agostinho”. Passados quatro anos, conseguiu a habilitação para a docência com uma dissertação sobre “A teologia da história em São Boaventura”.

Lecionou teologia dogmática e fundamental na Escola Superior de Filosofia e Teologia de Freising, continuou a docência em Bonn, em Münster e em Tubinga, até 1969. A partir de 1969, passou a ser catedrático de dogmática e história do dogma na Universidade de Ratisbona, onde ocupou também o cargo de vice-reitor.

Em 25 de março de 1977, o Papa Paulo VI nomeou-o Arcebispo de München e Freising. Em 1978, participou no conclave que elegeu João Paulo I. No mês de outubro do mesmo ano, participou também no conclave que elegeu João Paulo II.

João Paulo II o designou prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Comissão Teológica Internacional, em 25 de novembro de 1981. No dia 15 de fevereiro de 1982, renunciou ao governo pastoral da arquidiocese de München e Freising. O Papa elevou-o à Ordem dos Bispos, atribuindo-lhe a sede suburbicária de Velletri-Segni, em 5 de Abril de 1993.

Bento XVI ainda foi presidente da Comissão encarregada da preparação do Catecismo da Igreja Católica, a qual, após seis anos de trabalho (1986-1992), apresentou ao Santo Padre o novo Catecismo. Tornou-se Decano do Colégio dos Cardeais em 2002, sendo o bispo titular de Ostia.

Aos 78 anos, foi eleito Papa pelo colégio de cardeais. O conclave foi realizado em 19 de abril de 2005. No dia 24, tomou posse em cerimônia na Basílica de São Pedro em Roma. Bento XVI é considerado um dos Papas mais conservadores da história. Ao longo do seu papado, enfrentou polêmicas como denúncias de abusos sexuais contra crianças.

O comunicado:

"Caríssimos Irmãos,

Convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idóneas para exercer adequadamente o ministério petrino. 

Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. 

Por isso, bem consciente da gravidade deste acto, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20,00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.

Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus.

Vaticano, 10 de Fevereiro de 2013".