Eleições suplementares em Triunfo - RS






O Pleno do TRE-RS definiu, na tarde desta segunda-feira (18), o calendário eleitoral para os pleitos suplementares no município de Triunfo.


As eleições ocorrerão no dia 7 de abril e serão necessárias pois os candidatos com registro/diploma cassados obtiveram mais de 50% dos votos válidos.

O TRE-RS já marcou datas para eleições suplementares em outros quatro municípios gaúchos. Em 3 de março, os eleitores vão às urnas em Novo Hamburgo e Eugênio de Castro. No mesmo dia 7 de abril, será a vez dos pleitos em Tucunduva e Sobradinho. 

A corte eleitoral gaúcha também havia decidido por eleições suplementares em Vacaria e Erechim, mas as decisões foram suspensas por liminares proferidas pela ministra Luciana Róssio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O mérito dos recursos envolvendo estas localidades será apreciado pelo conjunto dos ministros do TSE, em data ainda não definida.


Trinfo

Em sessão ocorrida em 29 de janeiro, o TRE-RS confirmou sentença de primeiro grau pela cassação do registro de candidatura do diploma do prefeito eleito de Triunfo, Marcelo Essvein (PDT) por ?prática de abuso de poder econômico e político?, configurados por ?enormidade de elementos que apontam para a realização de gastos irregulares na campanha com verbas da agremiação?, de acordo com o acórdão do TRE-RS.