CONDUTO DA RUA CAPITÃO PORFIRIO

Administração tentou inspecionar conduto


O prefeito Paulo Azeredo, acompanhado de assessores; do comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Soares; e soldados da corporação, tentaram verificar as condições internas do conduto de águas pluviais, na rua Capitão Porfírio. Com equipamentos de proteção, voluntariamente o secretário de Obras, Ademir Fachini, e o diretor de Suporte Técnico da Assessoria de Comunicação, Tális Ferreira, desceram ao interior do conduto para observarem se havia entulhos e outros dejetos impedindo o pleno escoamento das águas.




 Não foi possível avançar até os pontos onde o asfalto sofreu erupções durante a enxurrada do último final de semana. A temperatura interna é muito elevada e os gases presentes no túnel não permitiram que Fachini e Tális avançassem.

Paulo Azeredo quis acompanhá-los, mas o tenente Soares não achou prudente permitir que o prefeito descesse na galeria, destacando a necessidade de equipamentos mais reforçados, com uma roupagem especial, botas e luvas, além de oxigênio dispendido à partir de compressor.

Segundo o chefe do Executivo, o conduto de águas pluviais tem 1.060 metros de comprimento e a cada 75 metros deveria haver uma abertura para verificação. Só foi possível localizar duas destas “bocas” de inspeção. Paulo disse que na próxima semana será checado o “cotovelo” do conduto na rua José Luiz, onde pode haver problemas de interrupção do fluxo de água. 

Em breve começarão as obras de correção do início do conduto de águas pluviais, junto ao Arroio Montenegro, na rua Santos Dumont. O prefeito Paulo Azeredo pediu à equipe técnica da secretaria de Obras completa verificação do projeto inicial e, também, das modificações havidas quando da execução da obra. Caso fiquem comprovadas distorções e modificações no projeto, além de valor financeiros abusivos, Paulo determinou que medidas judiciais sejam tomadas buscando o ressarcimento de eventuais prejuízos aos cofres do município, Paulo determinou que medidas judiciais sejam tomadas buscando o ressarcimento de eventuais prejuízos aos cofres do município.