Campanha da Fraternidade na Diocese de Montenegro




Lançamento da Campanha da Fraternidade na
 Diocese de Montenegro


O lançamento da Campanha da Fraternidade de 2013 na Diocese de Montenegro será durante a Missa de Cinzas, na Catedral São João Batista, em Montenegro, no próximo dia 13 de fevereiro, quarta-feira, às 18h30. Dom Paulo Antonio De Conto, Bispo Diocesano, presidirá a celebração.

A CF 2013 tem como tema “Fraternidade e Juventude” e, como lema, “Eis-me aqui, envia-me!” (Cf, Is 6,8). Proposta evangelizadora da Igreja Católica promovida pela CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil) e desenvolvida na Quaresma em preparação para a Páscoa, a CF deste ano quer propiciar caminhos para o protagonismo dos jovens no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, por meio de um encontro pessoal com Jesus Cristo, do fomento à participação ativa na comunidade eclesial e da sensibilização para que sejam agentes transformadores da sociedade e protagonistas do bem comum.
A CF tem os jovens como tema em momento propício, quando o Brasil recebe o Papa Bento XVI por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, em julho próximo. Além disso, em 2013, a CF comemora 50 anos de realização.

Quaresma

O lançamento da Campanha da Fraternidade, se dá, ano após ano, desde seu surgimento em 1964, na Quarta-Feira de Cinzas, que marca o início do Tempo da Quaresma, período que antecede e prepara para a festa da Páscoa.
Na Quarta-Feira de Cinzas haverá Missa em todas as Paróquias da Diocese. Durante a Celebração, as cinzas feitas dos ramos de oliveiras ou palmeiras bentos no Domingo de Ramos do ano anterior são impostas na fronte dos cristãos que, assim, expressam seu desejo e votos de assumir o processo de conversão que teve início no Batismo.
Mensagem do Papa

Em sua mensagem para a Quaresma 2013,  “Crer na caridade suscita caridade”, Papa Bento XVI diz que a vida cristã, em sua totalidade, consiste em responder ao amor de Deus. O Santo Padre lembra que, no contexto do Ano da Fé, a Quaresma se faz uma ocasião preciosa para meditar sobre a relação entre fé e caridade.