Sinaleiras na ERS 240 e Duplicação da ERS 240 em Montenegro


Reunião no DAER define andamento de projetos




  O prefeito Percival de Oliveira e o secretário municipal de Gestão e Planejamento, Paulo Zang, estiveram reunidos na tarde de ontem (18), com representantes do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER), tratando sobre o andamento de importantes projetos para o município. O primeiro deles, diz respeito à autorização para a finalização das obras do pórtico de acesso à cidade, na ERS 240, próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

  A Prefeitura necessita de autorização da autarquia para a interrupção do trânsito no local para a colocação da cobertura, além da indicação de uma rota alternativa aos veículos que transitam no trecho. O superintendente de Projetos e Projetos do DAER, Engenheiro Jéferson Berni Couto, garantiu que na próxima semana, técnicos da autarquia irão até o local para averiguar a situação, a fim de agilizar a emissão da autorização. A obra está sendo realizada pela empresa Caruccio Montanari Projetos e Serviços LTDA e terá uma área total de 114,83 m². Representa um investimento de R$ 97.926,97, proveniente de uma emenda do Deputado Federal Mendes Ribeiro Filho.

Sinaleiras na ERS 240

Outro projeto discutido no encontro diz respeito à instalação de duas sinaleiras de três tempos e uma sinaleira para pedestes, na divisa entre os Bairros Panomara e Rui Barbosa. A medida visa proporcionar maior segurança aos usuários da via, especialmente aos pedestres. “Queremos assinar o convênio logo para a instalação desses equipamentos”, informou Percival. A intenção é que o município adquira as sinaleiras e faça a instalação, com a supervisão dos técnicos do DAER. “Também para próxima semana, ficou acertado um encontro, em Porto Alegre, onde questões técnicas do projeto serão definidas”, afirmou o chefe do Executivo.

Duplicação da ERS 240

  Durante o encontro, o superintendente Jéferson Berni Couto apresentou o projeto finalizado da primeira parte da duplicação da ERS 240, elaborado pela empresa Enecon, de Porto Alegre, que diz respeito ao trecho do pedágio de Rincão do Cascalho ao acesso da ERS 124, próximo a estrada que liga ao Pólo. A segunda parte, sob responsabilidade da empresa Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente S.A., também de Porto Alegre, continuará o traçado, seguindo até a BR 386, em Coxilha Velha.

  Quando chegar ao trecho próximo ao antigo prédio da Antarctica, a rodovia deverá contornará a cidade, pela ERS 240, entre a Doux Frangosul e a CBC. A intenção da Administração Municipal é realizar uma audiência publica em Montenegro, apresentando detalhes do projeto para a comunidade.

  “Este novo traçado será muito importante para o desenvolvimento da cidade”, garantiu Percival. “Sem dúvida, o asfalto irá valorizar as áreas por onde passar, trazendo novos estabelecimentos comerciais, loteamentos e condomínios”, finalizou. O arquiteto da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Ricardo Wunsch também participou do encontro.