SHANA DE MONTENEGRO PARA A RBS TV





Montenegrina é apresentadora do 
Galpão Crioulo da RBS TV


  Natural de Montenegro, a cantora e jornalista Shana Müller, de 32 anos, foi contratada pela RBS TV como a nova apresentadora do programa Galpão Crioulo. Ela já está gravando participações na emissora desde o dia 14 de agosto, mas a estreia como a primeira mulher a apresentar o principal programa de nativismo do Estado será neste domingo, 2 de setembro, às 5h55min da manhã. 
Shana passa a apresentar o programa ao lado do cantor Neto Fagundes. Seu tio, o famoso tradicionalista Antonio Augusto Fagundes, o Nico, se despediu do Galpão Crioulo em maio deste ano, após trinta anos como apresentador. Shana terá a grande responsabilidade de substituir Nico. O programa de estreia foi gravado na Expointer, em Esteio, contando com as apresentações de músicos como César Oliveira & Rogério Melo, Cristiano Quevedo, Luiz Carlos Borges, Mauro Ferreira e Gurizada Macanuda.

  Em entrevista para o site da Rede Globo, Shana diz que vive um momento muito importante em sua carreira. Além de cantora e jornalista, tem a experiência de já ter apresentado programas em TV e rádio. Lembra que se apresentou pela primeira vez no Galpão Crioulo quando tinha apenas 12 anos de idade, cantando a música "Vitória Régia", com Wilson Paim.

Talento montenegrino

  Shana Goulart Müller nasceu em Montenegro em 12 de fevreiro de 1980. Em entrevista ao Fato Novo e Rádio América dois anos atrás, quando se apresentou no restaurante Peña Del Sur lançando o CD Brinco de Princesa, a cantora lembrou de sua ligação com a cidade natal.
  
  Shana lembra que ela e seus três irmãos nasceram em Montenegro, de onde é a família de sua mãe. O pai era bancário e por isso a família se mudava bastante. Mas a mãe montenegrina fez questão que seus filhos nascessem em sua terra natal. Recorda da infância na casa da avó Jandyra Goulart. Era uma mulher de fibra que me ensinou muito e que ajudou a formar a minha personalidade. Ela sempre me inspirou, citou. Lembro da Tia Neyta na Farmácia Progresso na Rua Ramiro Barcelos. E também quando fui prenda do Estado e fiz sarau no CTG local, completa. Mesmo agora sem parentes em Montenegro, Shana diz que tem muitos amigos na cidade e pessoas que são praticamente da família, como os tios Dirceu e Cerli. 
  

  Com apenas 8 anos já iniciou sua carreira musical, participando de festivais e fazendo dupla com Wilson Paim. Em 1993 foi também a 1ª Prenda juvenil do Estado. Também é formada em jornalista pela PUC e radialista pelo curso da Feplam, tendo trabalhado na Rádio Rural, do Grupo RBS. Como cantora participou de diverso festivais. É considerada a grande revelação da música regional gaúcha, tendo se apresentado também no Uruguai e na Argentina. Cantou ao lado de grandes artistas como Mercedes Sosa e já lançou três discos, além de integrar o espetáculo Buenas e M’espalho. E agora a sua carreira ganha um grande impulso, como cantora e jornalista, ao ser a primeira apresentadora do Galpão Crioulo.




FONTE:
Guilherme Baptista