Polícia investiga envenenamento de cães

Polícia investiga envenenamento de cães em Pinheiro Machado, RS
Pelo menos 15 animais apareceram mortos nos últimos dias, diz grupo.
Delegado pede que donos de possíveis vítimas registrem ocorrência.




 A Polícia Civil está investigando um suposto envenenamento de cães no município de Pinheiro Machado-Rs. De acordo com a denúncia de um grupo de proteção aos animais, pelo menos 15 cães apareceram mortos nos últimos dias na cidade, com os mesmos sintomas.

 Dona de dois cães, a aposentada Neiva Viera conta que os dois animais de estimação dela foram envenenados. A cadela Chiquinha conseguiu se salvar, mas a outra não foi socorrida a tempo.

 “Soltei ela para dar uma volta e depois de uns 15 minutos ela voltou babando. Essa não teve jeito. Era horrível o estado dela, estava agonizando”, lembra a aposentada.

 Um cachorro de rua foi encontrado em situação semelhante por membros do Grupo de Proteção aos Animais Unidos Para Amar (GPA UPA) e também conseguiu ser salvo. Revoltados com os sucessivos casos, os membros decidiram registrar queixa na polícia.

 “É um absurdo. A gente luta tanto para salvar esses animais que estão na rua sofrendo com frio, fome e atropelamentos e vem uma pessoa e faz isso. É muito doloroso para a gente que cuida deles”, diz a voluntária Dejanira Acosta, presidente do grupo.

 Nos últimos dias, pelo menos seis cães foram levados à clínica onde trabalha a veterinária Ana Maria Pedroso para atendimento. Todos tinham os mesmos sintomas e acabaram morrendo.

“São sintomas de envenenamento. Alguns vieram com problemas neurológicos, se debatendo e com vômitos. Dentro de poucas horas eles morrem. Não tinha muito o que fazer”, diz ela.

 O delegado Gilnei Albuquerque pede aos proprietários de animais que foram vítimas do suposto envenenamento registrem ocorrência na polícia, para ajudar nas investigações. Se ficar comprovado e o autor for descoberto, ele pode ser indiciado por vários crimes.

 “Além do crime de maus-tratos a animais, as pessoas que jogam veneno na via pública incorrem, no mínimo, no crime de perigo à saúde ou à vida de terceiros. Há o risco de uma criança ou mesmo um adulto se contaminar com esse veneno”, alerta o delegado.

g1.com.br/rs