INFORMATIVO GERAL EMPREENDEDORISMO EM MONTENEGRO 3/9/2012


Programa Bairro Empreendedor é uma idéia para Montenegro






   Moradores de mais duas comunidades de Umuarama tiveram acesso ao programa Bairro Empreendedor, realizado pela Prefeitura em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa). O projeto foi lançado durante palestras no dia 27 de agosto, para 39 moradores do Parque D. Pedro II, reunidos na Capela São Miguel, e no dia 28 último, para mais 48 potenciais empreendedores do Parque Jabuticabeiras, na Escola Municipal Vinícius de Moraes. Também são parceiros do Bairro Empreendedor o Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil), o Sincouma (sindicato dos contabilistas de Umuarama) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
  Representantes dos órgãos parceiros e o secretário municipal de Indústria e Comércio, Rômulo Jonas Rauen, explicaram a importância do empreendedorismo, bem como da qualificação antes de lançar uma iniciativa empresarial, às dezenas de participantes nos dois eventos. 

  Com mais essas localidades, o projeto cumpre a meta de atender 14 bairros de Umuarama, entre os quais o Panorama, Zona III, Tamoio, São Cristovão, Industrial, Laranjeiras, Daniele, San Remo, Guarani, D. Pedro II e Jabuticabeiras, e também os distritos de Lovat, Santa Elisa e Serra dos Dourados. De acordo com o Sebrae, a iniciativa já ofereceu mais de 190 ações de capacitação que atenderam 630 empreendedores e empresários.

  Nos eventos, é ministrada a palestra A Arte de Empreender – Conquistando Sonhos e, em seguida, apresentados os objetivos e as 15 ações que serão aplicadas em cada bairro. Ao final, empreendedores e empresários recebem a ficha cadastral para se inscreverem gratuitamente.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Adriano Pereira da Silva, o Bairro Empreendedor inclui cursos, consultorias e palestras sobre gestão empresarial e empreendedorismo, que são ministrados de forma estratégica para fomentar o desenvolvimento econômico e social, por meio do surgimento, fortalecimento e formalização de micro e pequenas empresas na cidade. 




PALESTRA MAIOR

O secretário Rômulo informou que as ações incluem palestras de sensibilização sobre empreendedorismo; aprender e empreender; como tornar-se empreendedor individual; legislação trabalhista; finanças pessoais e capacitação de crédito; incentivos municipais; legislação municipal para abertura de micro e pequenas empresas; atendimento e vendas, além de oficinas e vendas e a palestra Transforme suas ideias em ações e suas ações em resultados, que deve reuniu cerca de 400 empreendedores e convidados no dia 10 de outubro, no Centro Cultural  a partir das 19h30.