Combate e prevenção à dengue em Montenegro








Com o lema 
“Não permita que o mosquito da Dengue
 esparrame o TERROR”, 

atividade apresentou 
panorama geral da doença no RS.


  A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância em Saúde, realizou durante toda a manhã de hoje (11), um encontro de atualização em dengue. Com o lema “Não permita que o mosquito da Dengue esparrame o TERROR”, a atividade ocorreu na Estação da Cultura e contou com a participação dos sete Agentes de Combate a Endemias, dos 28 Agentes de Saúde, demais profissionais da saúde e comunidade em geral.

  A chefe da Vigilância em Saúde, Silvana Schons, explica que o objetivo da atualização é apresentar um panorama geral da dengue no Estado e atualizar os postos, além de integrar o trabalho entre os agentes comunitários de saúde e os de endemias. “Com a aproximação dos períodos com temperaturas mais elevadas, queremos reforçar as questões relativas à dengue visando o controle da doença”, comentou. “O encontro de hoje é uma pequena formação no assunto”, acrescentou.


  Em Montenegro, o trabalho de prevenção e controle segue sendo realizado, através de armadilhas estrategicamente posicionadas pelo município, que são periodicamente vistoriadas. “Agora devemos iniciar o trabalho de Levantamento de Índice (LI), que é o acompanhamento de casa em casa”, explicou.

  O vice-prefeito Marcos Griebeler lembrou a importância da atenção destinada à saúde no Município. “Este é um trabalho muito importante que vem sendo realizado em Montenegro, tanto no combate quanto na prevenção à dengue”, destacou Griebeler.


  Dando início à atualização, a secretária municipal da Saúde, Ana Maria Rodrigues, abordou a questão do combate à dengue como compromisso de toda a sociedade. Em seguida, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Kátia Kern, e o Dr. Mário do Canto falaram sobre os aspectos clínicos da Dengue e o fluxo de atendimento nos postos de Estratégias de Saúde da Família (ESF) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).


  A responsável pelos Agentes Comunitários de Endemias, Beatriz Garcia, apresentou o relato de experiência da delimitação de foco e a importância no controle do vetor. Para encerrar, a Dra. Sabrina Vizeu, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS) detalhou o cenário atual da Dengue no RS e a importância da aproximação entre as ações de Vigilância em Saúde e Atenção Básica.