Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) - Montenegro


CRAS forma turma do curso de Customização


Técnica foi aplicada em bolsas, roupas, estojos, panos de prato e almofadas




  O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) formou, na tarde de ontem (11), mais 26 alunas. Integrantes das duas turmas que participaram do Curso de Customização, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), receberam o certificado na sede do CRAS.

  Durante as aulas, que iniciaram em 26 de julho, as participantes aprenderam a técnica de customização e o resultado pôde ser visto em bolsas, roupas, estojos, panos de prato e almofadas estilizados. Além dos certificados, cada formanda também recebeu um jogo de lençol, enviado pela Fundação do Banco Itaú.

  A criatividade das aulas foi destacada pela professora do curso, Loiraci Severo. Além disso, deixou um recado às formandas. “Não esmoreçam, continuem progredindo para que vocês tenham a própria renda”, lembrou.

   Para a diretora de Assistência Social, Leda Esmério, o grande objetivo das oficinas é a inserção dos participantes no mercado de trabalho. “Têm que ter renda, ir em busca, se profissionalizar”, salientou. “Porque Bolsa Família não é um emprego, é uma ajuda. E o meio que temos para auxiliar são as oficinas que o Governo Federal nos proporciona, repassando recursos para essas atividades”, acrescentou.

   De acordo com Leda, são os próprios participantes que sugerem as oficinas. “É um trabalho que vem sendo realizado desde o Programa Emancipar, do Governo do Estado, que, infelizmente, não existe mais”, lembrou. “Hoje existem outras forma de distribuição de renda”, explicou. Leda afirma que as oficinas já apresentam resultado. “Já colhemos frutos do trabalho, algumas mulheres estão empregadas, não só em Montenegro, como em Canoas e Porto Alegre”, destacou.


Outras oficinas continuam sendo realizadas



  O CRAS segue oferecendo oficinas. Na próxima quinta-feira (13), tem início a atividade de “Saúde e Bem-Estar da Mulher”, em que serão abordados temas relacionados à família, além de serem oferecidas aulas de ginástica laboral e dança. Esta atividade terá continuidade no dia 17 de setembro, quando se encerra a oficina de unhas decoradas.

  Segundo a coordenadora do CRAS, Carmen Soares, este ano, 420 pessoas já participaram de oficinas promovidas pelo Centro. “Oficinas realizadas através de recursos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif)”, comentou. Todas as atividades são acompanhadas pela assistente social Tatiana Schulze da Cruz, pela psicóloga Flaviane Gioppo e pela pedagoga Maria Eloisa Rodrigues.

  Além destas oficinas, também estão sendo realizadas: a Olé, na qual dez crianças do Projeto Apoio Sócio Educativo em Meio Aberto (ASEMA), aprendem futebol no campo do Municipal; e de reciclagem e criatividade com 40 alunos do Colégio CIEP. Para outubro, está prevista uma atividade de confecção de guirlandas para integrantes do Projeto Conviver.