Biblioteca Pública Municipal de Montenegro Hélio Alves realiza projetos para leitura

Biblioteca Pública Municipal de Montenegro realiza projetos para disseminar a leitura



  A Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira, a cada ano que passa, vem ampliando seus atendimentos. Dos 26 bairros existentes na cidade, a Biblioteca atende aos moradores de 23 bairros, além de localidades do Interior, como Vapor Velho, Passo da Amora, Alfama, Bom Jardim, Campo do Meio, Passo da Serra, Costa da Serra e também outras cidades da região, que procuram por algum dos serviços oferecidos, seja para empréstimo domiciliar, consulta local, jornais, livros em Braille, hora do conto, Biblioteca Infantil ou Telecentro.

  Assim, a Biblioteca Pública atinge seu objetivo principal que é a disseminação da informação e da leitura, através do atendimento na própria sede ou nos projetos de extensão que percorrem a cidade.

  O horário de funcionamento da Biblioteca é de segunda a sexta-feira, as 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. Nas quartas-feiras, pela manhã, o expediente é interno. O atendimento ao público ocorre somente à tarde, das 12 às 17 horas.

Confira os projetos realizados pela Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves:

  1 - Projeto Biblioteca Vai até Você: Projeto de extensão: baús com uma média de 40 livros, entre literatura, autoajuda, espíritas, brille, audiolivro, biografias, revistas, livros infantis, entre outros, que vão para várias instituições da cidade (empresas, posto de combustíveis, agências bancárias, prefeitura, entre outros). Eles ficam 40 dias na instituição e, após este período, são trocados por outro baú.

  2 - Encontro com a Literatura: Socialização de leituras realizadas nas escolas com apresentação de produções literárias (teatro, leitura, música, hora do conto) na Biblioteca Pública.

  3 - Encontro de Responsáveis por Bibliotecas Públicas e Escolares: Encontro com palestras e oficinas de Hora do Conto, organização de bibliotecas, recuperação de livros, criação literária, entre outros.

  4 - Poesia em Movimento: Concurso de poesias. Com a participação da comunidade, estudantes e professores, que trabalham em sala de aula a criação poética para a participação no projeto. As 60 poesias selecionadas são expostas nos transportes coletivos, circulando por todos os bairros da cidade.

  5 - Livros pela Cidade: Alguns livros serão deixados em locais de grande fluxo de pessoas com o intuito de que a literatura caminhe pela cidade sem devolução, isto estimula a leitura, pois a partir do momento que eu li, ele será passado adiante, emprestado.

  6 - Hora do Conto: Contação de histórias na Biblioteca através de técnicas variadas que utilizam livros infantis e infanto-juvenis, Com o objetivo de suscitar na criança o desejo de ler. Com as novas aquisições do projeto, poderemos oferecer novas histórias.

  7- Hora do Conto nas escolas rurais: Contação de histórias em escolas de difícil acesso do meio rural até a Biblioteca, através de técnicas variadas que utilizam livros infantis e infanto-juvenis, com o objetivo de incentivar a leitura.

  8 - Contando Histórias no Rádio: Contar histórias no rádio para atender um público que apresenta dificuldade para leitura, atrair usuários para a Biblioteca na busca de outras leituras e divulgar e valorizar a história do município. É uma parceria com o Jornal o Progresso.

  9 - Troca-troca de Livros: Livros colocados na Biblioteca à disposição dos usuários para trocar por outros que já leram. A troca também funciona na Biblioteca Infantil, com livros e Gibis.

  10 - Projeto Escritor Montenegrino na Sala de Aula: Este projeto leva o escritor local e sua obra para dentro da sala de aula através da coordenação e mediação da Biblioteca Pública, que junto com o professor organiza a visita do escritor para apresentação do mesmo e da sua obra. Nesta visita o aluno adquire a obra a ser trabalhada. Após, esse primeiro encontro, o professor desenvolve o trabalho relacionado à leitura. A conclusão do projeto acontece na Feira do Livro com mais um encontro entre escritor, alunos e professor, que vai ser definido pelos professores, podendo ser: bate-papo, oficina, apresentação do trabalho ao escritor, exposições e palestras sobre a leitura da sua obra. E com isso, estimulam outras leituras.

  11 - Feira do Livro: Acontece na praça central da cidade, com apresentações artístico-culturais e, dentre estas, trabalhos desenvolvidos por outras instituições do município (escolas, FUNDARTE, UERGS), hora do conto, troca-troca de livros, conversa com escritores. Em anexo segue folder e balanço geral da Feira do Livro de 2012.

  12 - Sarau Literário: É um projeto em que as pessoas podem mostrar suas criações literárias e compartilhar leituras prazerosas de livros. Por isso, é importante o acervo da Biblioteca estar em constante atualização.

  13 - Visita Guiada: É o projeto, onde as Escolas agendam uma Visita para seus alunos e professores pra conhecer a biblioteca como um todo. É explicado o funcionamento de cada setor pelos funcionários.

  14 - Semana Mundial do Livro: Projeto que acontece na Biblioteca Pública na semana de 18/04 a 23/04 de cada ano, comemorando a Semana Mundial do Livro, projeto em Parceria com a Câmara Rio-grandense do Livro.