Vereadores votam Incentivos Fiscais para a empresa ProCable

Vereadores votam Incentivos para a empresa ProCable


 Quinta (8), após a Sessão Solene, em pauta na Câmara o projeto de lei n°10/12, do Executivo, que concede incentivos à ProCable Energia e Telecomunicações. A empresa terá isenção do IPTU por 10 anos e redução para 2%. da alíquota do ISSQN incidente na construção e implantação do complexo empresarial. No pacote, ainda, isenção de taxas de licença de construção e do ISSQN incidente no habite-se do complexo.
 

Na Mensagem Justificativa consta que, como contrapartida pelos incentivos recebidos, a ProCable deverá gerar 150 empregos diretos em Montenegro quando concluir o complexo empresarial, pelo período de dois anos. Com referência ao meio-ambiente, fará a doação de seis mil mudas de árvores para replantio, a critério da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
 

Na terça-feira (6), o projeto foi discutido na Comissão Geral de Pareceres (CGP). Os Vereadores fizeram inúmeros questionamentos ao Engenheiro de Desenvolvimento Jonas Rafael Nakao, designado pela empresa para acompanhar a tramitação da matéria. Conforme seu relato, a ProCable terá 25.500 m² de área construída na primeira etapa, aguardando a licença da Fepam. Revelou ainda que está projetada uma expansão em 2015, com a edificação de 30.000 m².
 

Nakao afirmou que a empresa fará o investimento inicial de 50 milhões de reais. Questionado pelos vereadores, garantiu que trabalhadores locais terão preferência para contratação, sendo que de outras cidades virão somente profissionais não encontrados em Montenegro. Já firmamos inclusive uma parceria com a empresa Acerte, apontou.
 

Também revelada uma previsão de faturamento que, segundo Nakao, atingirá 79 milhões no primeiro ano de atividades. A empresa ficará localizada nas proximidades da John Deere.  Para nossa escolha pelo Rio Grande do Sul e por Montenegro, além de aspectos técnicos, também foi considerada a condução das negociações junto ao Governador e Prefeito, reforça.
       


Jonas Nakao comentou que a empresa é líder no mercado brasileiro e domina totalmente a tecnologia de cabos OPGW (cabos para-raios com fibra óptica). Estava acompanhado, durante a explanação, por um representante da parceira Fujikura, empresa japonesa com atuação internacional.
        

O Engenheiro de Desenvolvimento revelou que serão produzidos em Montenegro cabos condutores de energia elétrica e de telecomunicações. A ProCable tem, como ênfase principal, a produção de produtos não fabricados no Brasil, substituindo importações. Nossa tecnologia será da parceira Fujikura, responsável pela operação da fábrica.
        

O Presidente da Câmara, Vereador Marcos Gehlen (PT) Tuco, classificou como importante a participação das Secretárias Ilse Joner e Rejane Baptista na CGP, especialmente a do representante da ProCable, trazendo detalhes que enriqueceram a discussão. 

Agora, temos segurança total para votar esta matéria, assegurou Tuco.
O projeto foi aprovado por unanimidade na CGP. Estará em pauta na Sessão Ordinária desta quinta (8), a partir das 19h, após a Sessão Solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Ambas abertas ao público, que pode acompanhar a votação dos projetos.