Rua Ludwig Wagner, no Bairro São Paulo em Montenegro

Até julho, Prefeitura promete licitar calçamento da Rua Ludwig Wagner


Novo prazo para calçamento de 100 metros da Rua Ludwig Wagner, no Bairro São Paulo foi fixado quinta-feira (22), na Câmara. O Vereador Roberto Braatz (PDT) reuniu moradores e a Secretária de Obras, Karina Daudt para cobrar agilidade do Executivo.
Na Câmara, em dezembro, moradores já haviam apresentado um dossiê sobre o assunto. No mesmo mês, Vereadores, Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários discutiram a aplicação das sobras de recursos da Câmara. 


No que diz respeito à Rua Ludwig Wagner, o Prefeito Percival disse que estava contando com verba extraorçamentária do Governo Federal, via emenda do Deputado Alceu Moreira, para fazer a obra e que, portanto, seria desnecessário usar a verba da Câmara para tal fim, lembra Braatz.
Segundo o pedetista, como nem sempre se cumpre tais emendas, sugeri que ficasse consignado que, caso não fosse depositado o dinheiro até dezembro, o Prefeito se comprometesse em calçar a rua com recursos próprios, isto é, do Município. Conforme Braatz ficou acertado que, se até o final de janeiro de 2012 a verba da emenda não fosse depositada, o Prefeito ordenaria a execução da obra com recursos próprios.
Como se está em março e não temos notícias do depósito, Braatz propôs o encontro esta semana na Câmara. Moradores, mais uma vez, manifestaram sua indignação: a água inunda as casas; “moro há 24 anos e é sempre a mesma ladainha.


 A Secretária informou que, por determinação do Prefeito, a obra será executada com recursos do Município. Em maio o Executivo encaminhará projeto à Câmara, incluindo o calçamento na LDO 2012. Conforme Karina, devido à lei eleitoral, a licitação tem de ser aberta até sete de julho, para iniciar a execução da obra.
A Vereadora Rose Almeida (PP) citou Pedidos de Informação apresentados ao Executivo em abril de 2009 e no mesmo mês de 2011 sobre o assunto, perguntando qual a previsão para início das obras de microdrenagem e calçamento de diversas ruas do Bairro São Paulo, dentre as quais a Ludwig Wagner. 


Penso que nunca chegamos tão próximo de sua realização, ponderou o Vereador Tuco, lembrando que agora a Secretária está se comprometendo aqui, perante todos nós. Durante o encontro, foi lembrado que, ao longo dos anos, as Administrações permitiram venda de terrenos em locais sem infraestrutura. Posteriormente, melhorias acabam ficando a cargo do Município porque o loteador não as realizou, e quem deveria fiscalizar também não o fez.