Projeto Pró-Família em Montenegro

Reunião define atividades do Projeto Pró-Família: Revitalização de uma Instituição

Programa de Planejamento Familiar e Seminário estão entre as ações a serem realizadas

Em reunião realizada na tarde de hoje (1º), na Estação da Cultura, o consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Brasil em assuntos de Família, Marco Antônio Fetter, esteve presente para dar continuidade ao trabalho do Projeto Pró-Família: Revitalização de uma Instituição, realizado pela ONU. Também participaram da reunião representantes das secretarias municipais de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), de Educação e Cultura (SMEC), da Saúde (SMS) e d a Cúria Metropolitana.

No encontro, foram debatidas as próximas atividades que serão realizadas em Montenegro. No próximo mês, deverá ter início o Programa de Planejamento Familiar, que será realizado em um bairro da cidade, ainda a ser definido. A ação irá trabalhar a participação dos homens no planejamento familiar durante os próximos seis meses.

 Dentro do bairro indicado serão selecionadas quatro ruas e, nessas vias, algumas famílias serão escolhidas. Vamos começar com um bairro, em um primeiro momento. Depois, o objetivo é abranger todas as classes sociais, em toda a cidade, explicou Fetter.

Além do Programa de Planejamento Familiar, também foi debatida a criação do Conselho Municipal da Família em Montenegro e o preparo do 1º Seminário de Montenegro sobre Família. O seminário deverá ocorrer em maio, dentro da semana da cidade, com data ainda a ser definida.

Fetter destacou que desde setembro envia textos sobre o tema família para um grupo formado por diversos segmentos da sociedade montenegrina, com a finalidade de estruturar a atuação dessas pessoas. Teremos um resultado em longo prazo, mas o objetivo é capacitar o trabalho da equipe nesse tema complexo e fascinante, salientou o consultor.

De acordo com a diretora de Assistência Social, Leda Esmério, na reunião de hoje, cada eixo apresentou o trabalho que realiza. Na parte da manhã, o consultor Marco Antônio Fetter apresentou à equipe o trabalho que desenvolve em outras cidades. Também estamos organizando uma visita ao grupo de trabalho que realiza as atividades em Gramado, com o objetivo de compartilhar ações, contou Leda.