EMPREENDEDORISMO EM MONTENEGRO

EMPREENDEDORISMO: A IDÉIA DE UM ESPÍRITO EMPREENDEDOR




Empreendedorismo possui significados diferentes para pessoas diferentes e pode ser visto sob perspectivas conceituais diferentes. Contudo apesar das diferenças, existem alguns aspectos comuns: riscos, criatividade, independência e recompensas. Esses aspectos continuarão a ser a força impulsionadora subjacente à noção de empreendedorismo no futuro. O empreendedorismo é considerado hoje um fenômeno global, dada a sua força e crescimento nas relações internacionais e formação profissional. O Brasil é citado como um dos países mais criativos do mundo e onde mais se desenvolvem empreendedores. Uma coisa está clara: O futuro do empreendedorismo parece brilhante.
PALAVRAS – CHAVE: Empreendedorismo; Inovação; Criatividade; Administração; Plano de negócio; Independência; Recompensas; Riscos;


Muitas das pessoas mais prósperas do mundo começaram a vida como pequenos empreendedores, virtualmente do zero. Pessoas como Henry Ford e Bill Gates foram além da criação de empresas. Eles transformaram a tecnologia, o modo de fazer negócios e a própria sociedade. Não apenas se tornaram prósperas, mas também trouxeram a prosperidade para muitos outros. Essas pessoas são muito visíveis, mas o mundo dos negócios é feito das grandes corporações e de uma enorme quantidade de pequenos empreendedores. Os empreendedores, sejam eles acionistas de grandes corporações, sejam proprietários de pequenos negócios, pagam impostos, salários, juros, aluguéis, e suprimentos, gerando e distribuindo riqueza e aumentando o padrão de vida e qualidade de vida. O empreendedor, em essência, e a pessoa que tem capacidade de idealizar e realizar coisas novas. Pense em qualquer pessoa empreendedora que conheça e você identificará nela a capacidade de imaginar e fazer as coisas acontecerem. Outras pessoas, ao contrário, podem ser apenas criativas ou apenas implementadoras, sem a habilidade de combinar esses dois traços básicos de comportamento. Iniciar um negócio significa ter certeza sobre as despesas: o investimento inicial nas instalações, aluguéis, salários, impostos e taxas. Nenhuma certeza existe, no entanto, em relação às receitas. Uma pessoa que inicia um negócio está correndo riscos. Arriscar significa ter coragem para enfrentar a possibilidade de insucesso ou perda. As recompensas são incertas e apenas as dificuldades são visíveis, mas o empreendedor está disposto a superá-las. 

Propensão para assumir e superar os riscos é um traço básico no comportamento dos que se dedicam à atividade empresarial. O empreendedor tem compromisso com sua prosperidade. Ele sabe que a sobrevivência depende da persistência de seu esforço para enfrentar riscos e dificuldades. Depoimentos de empreendedores bem sucedidos sempre ressaltam a necessidade de um trabalho duro e continuando para fazer a empresa dar certo. Isso significa, às vezes, fazer sacrifícios pessoais e despender esforços extras, colaborar com os subordinados e até mesmo assumir o lugar deles para terminar tarefas. Os empreendedores também são otimistas e tem a visão do sucesso, em vez de imaginar e temer os possíveis fracassos. Ao enfrentar obstáculos, eles o fazem decididamente, buscando resolver problemas e alcançar resultados positivos. Quando alcançaram a prosperidade, as pessoas empreendedoras estão sendo recompensadas por seu esforço.


FONTE: www.administradores.com.br