INFORMATIVO GERAL DA PREFEITURA DE MONTENEGRO

Departamento de Transporte e Trânsito recebe visita de representantes do Cetran

DSC09886g
Objetivo é verificar atividades relacionadas ao trânsito de Montenegro

Na tarde de ontem (19), representantes do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-RS) estiveram reunidos no Departamento de Transporte e Trânsito (DTT) de Montenegro para uma visita oficial. Foram verificadas as Juntas Administrativas de Recurso de Infração (JARI) e de Defesa do Auto de Infração (JADA) e situação do trânsito no Município.

De acordo com a secretária municipal de Obras Públicas (SMOP), Karina Daudt, esta visita é realizada em função da municipalização do trânsito em Montenegro. 

Também foram verificadas as atividades que o Município realiza na questão de educação no trânsito, além de verificação de documentos que serão encaminhados a Brasília, explicou Karina. Também estiveram presentes representantes do DTT, da SMOP, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e da Brigada Militar.






SMMA recebe novo veículo

IMG_6532dd
Caminhonete será utilizada nas vistorias da Secretaria

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) recebeu na manhã de hoje (20) um novo veículo. Trata-se de uma caminhonete, zero km, de fabricação nacional, modelo 2012, cabine dupla, com capota marítima. 

O veículo representa um investimento no valor de R$ 91.600,00. A nova aquisição irá facilitar o trabalho da equipe, incluindo as vistorias e averiguações de denúncias, explicou a titular da SMMA, Maria Terezinha Kraemer Canello






Prefeitura repassa recursos para o MAC

IMG_6550
Prefeito Percival de Oliveira, o presidente do MAC, Márcio Alarcon, e o representante da Federação Gaucha de Motociclismo, Airton Vargas

O prefeito Percival de Oliveira assinou na manhã de hoje (20) o repasse de recursos financeiros para a realização de etapas extras citadina de veloterra e arrancadão de motocicletas e etapa gaúcha de arrancadão de motocicletas. O recurso, no valor de R$ 23 mil, é proveniente do Fundo Municipal do Desporto.

O presidente do Montenegro Automóvel Clube (MAC), Márcio Alarcon, lembrou o apoio da Administração Municipal. 

Com a parceria, já temos projeto para realizar uma etapa do Campeonato Gaúcho de arrancadão em Montenegro, salientou.

De acordo com o prefeito Percival de Oliveira, essa é uma parceria mantida há tempo. 

Essa é uma prática saudável e é importante incentivar essas atividades que dão certo, lembrou o chefe do Executivo.

No dia 06 de abril ocorre a abertura do Veloterra e no dia 15 de abril acontece a abertura do arrancadão de motocicletas. Os eventos ocorrem na Chácara do MAC, caso o tempo esteja bom.






Vigilância Sanitária apresenta programa Vigiágua

IMG_6517y
Evento ocorreu na Praça Rui Barbosa

A Vigilância Sanitária promoveu durante a manhã de hoje (20) a apresentação do programa Vigiágua, que tem como objetivo principal assegurar que a água distribuída a população atenda aos padrões de potabilidade estabelecidas pela legislação. A ação ocorreu na Praça Rui Barbosa, com a distribuição de material informativo e esclarecimento de dúvidas, além de dicas sobre o combate à dengue.

A atividade contou com a participação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS-RS). 

O Conselho está sempre apoiando as ações dos Municípios, além de capacitar técnicos do Vigiágua para que realizem a análise, explicou a assistente social sanitarista do CEVS, Margot Vieceli. 

O objetivo é chamar atenção para esse bem tão importante, que é a água, destacou.

De acordo com a nutricionista da Vigilância Sanitária, Silvana Schons, o objetivo é realizar mais ações no segundo semestre. 

É importante trabalhar a questão do monitoramento da qualidade, pois ninguém vive sem água. Através dessas iniciativas, a comunidade também conhece o trabalho da Vigilância Sanitária, salientou.

A Vigilância Sanitária também estará abordando o programa Vigiágua no evento em alusão ao Dia Mundial da Água, na próxima quinta-feira, 22 de março. O Cais do Porto das Laranjeiras será palco de um evento aberto à comunidade para abordar o tema. Entre as atividades, estão programadas apresentações artísticas e atividades pedagógicas, abraço simbólico e coleta de lixo no entorno do rio, passeio de barco (por sorteio), shows, além do Balcão Ambiental realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

Vigiágua:

É um programa que segue as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde - Coordenação Geral da Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria de Vigilância em Saúde. O campo de atuação são os Sistemas de Abastecimento de Água (SAA), as Soluções Alternativas de Abastecimento de Água: Coletivas (SAC) e Individuais (SAI), reservatórios de água potável, firmas de limpeza e desinfecção de reservatórios de água potável e o Sistema de Vigilância dos Teores de Flúor. Foram realizadas no ano passado, em Montenegro, 353 análises. A previsão para 2012 é que 432 análises sejam realizadas.






Gabinete Móvel na localidade de Faxinal

Na próxima quinta-feira (22), a Prefeitura de Montenegro levará seu Gabinete Móvel para a comunidade Faxinal. O encontro acontece na EMEF Carlos Frederico Schubert, a partir das 19 horas. Os moradores estão convidados a participar da reunião. Na ocasião, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais irão ouvir e debater as principais necessidades da comunidade.