LENIO GAUCHO 29/3/2012

CUSCO (PARTE 4)
                                                                       CATEDRAL
                                             BASÍLICA DE LA VÍRGEN DE LA ASUNCIÓN

É o principal templo religioso da cidade. Realmente, por fora é imponente. Vamos entrar ? Mas, para visitá-lo, paga-se NS$ 25,00 (R$ 17,85), em favor do Arzobispado del Cusco. Ao ingressar, um aviso geral: "São proibidas fotos e filmagens". Sabemos que os espanhóis esmagaram as crenças indígenas e impuseram sua religião, construindo seus templos sobre as edificações anteriores. Essa catedral, assim como toda a cidade, sofreram violentos terremotos. Mas, muito fervorosos, a reconstruíram algumas vezes. São duas igrejas sob o mesmo teto (jamais havia visto uma igreja tão larga).
                                                                            INTERIOR
Na 1ª igreja, duas fileiras de bancos e um altar altíssimo. Uma placa informa quais a imagens e as pinturas constantes nesse monumental altar que é dividido em calles (ruas): izquierda, derecha e central. Por exemplo: La Huída a Egipto, El Retorno de Egipto,  San ignacio de Loyola, Rey David, Candelabro de 7 brazos, etc... Muito ouro, de alto a baixo e defronte ao esse altar, um longo balcão, em prata trabalhada. Através de um corredor lateral muito largo, passamos para um setor onde existem muitas capillas (capelas), uma ao lado da outra, com grades. (Quer rezar ? Então reze antes das grades). Cada uma, com altar, ricamente, ornamentado. Nesta altura, estamos contornando, internamente, essa colossal construção. e estamos passando pela porta principal que permanece fechada. Mas, se a abrissem, seria uma entrada fantástica, onde a uns metros adiante, há um grande altar de ouro, com pintura da Virgem Maria, com o Menino Jesus e mais duas telas de grande tamanho e de grande talento de quem as pintou.
                                                                  
CONTINUANDO A VISITA
Não paramos por aqui, pois continuamos a peregrinar por esse colosso. Agora, estamos do lado direito, vendo novas capelas repletas de ouro. A 3ª, para mim, a mais bonita, em homenagem Al Señor de La Sentencia, com Cristo ensanguentado, com um manto vermelho (de veludo) e altar de ouro. Isto, é paradoxal, Jesus tão humilde, com tanta suntuosidade. Porém é a fé de um povo e é a maneira de reverenciá-lo. Nessa altura, já estamos no meio da igreja, começando os bancos para os fiéis, onde às costas, está localizado o Coro, com órgão antiquíssimo e assentos individuais de madeira, artisticamente, trabalhados e acima, num 2º lance  de cadeiras  (cedro puro). Tudo isto, com data de 1636. O Coro fica até ao meio da catedral, de costas para quem entra e às costas, dos fiéis.
                                                                          O PÚLPITO
De madeira maciça trabalhada, é uma obra magnífica. Em Taquari, o púlpito (local onde o padre prega o sermão) deslocava-se num trilho e desde que saiu dos trilhos, tombando, nunca mais foi usado. Agora, os padres estão na planície, na mesma altura dos fiéis. 
                                                                       O ALTAR MÓR
Surpresa ! Escultura de La Vírgen de la Asunción (Negra). Muito alto e bem largo, com muito ouro e prata. Todavia, esse altar não é o fim da igreja, pois atrás do mesmo tem um grande espaço e mais três altares. 
                                                              A PEREGRINAÇÃO INTERNA
Em seguida, a Capilla del Señor de Los Temblores, conhecido como o Cristo Negro (crucificado). Mais deslumbramentos: outras capillas, como Del Santíssimo de Chokonchaka (ouro puro), mais outras ornamentadas com pedras preciosas, ouro e prata. 
Eu olhava extasiado para toda aquela riqueza. Que luxo !  Eu olhava apavorado para os meus bolsos. Que lixo !
NOTA: Esta Coluna é dedicada à Sra. Maria Vilanova, muito religiosa, com mais de 90 anos, talvez seja a minha leitora nº 1. . Ela é mãe dos grandes amigos Valderez e José Darci e de suas queridas Famílias. Saúde para todos.