Câmara Mirim Montenegro para 2012

                                Definido cronograma da Câmara Mirim para 2012

De 7 a 11 de maio haverá eleição nas escolas dos alunos que irão participar, em 2012, da Câmara Mirim / Jovens Vereadores. A data foi definida nesta quarta (28), durante reunião no plenário do Legislativo da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara, com a participação de Vereadores, representantes de sete escolas, Secretaria Municipal de Educação e Cultura / Smec e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente / Comcrad.
            

 O período para a inscrição de chapas é 16 a 20 de abril. Após, há quinze dias para a campanha. A eleição dos Jovens Vereadores/2012 acontece nas escolas, entre sete e 11 de maio. A solenidade de posse será na Câmara de Vereadores, dia 24 de maio.
 

A proposta da Câmara Mirim é incluir os jovens Vereadores no contexto da infância, adolescência e juventude de nosso município, contribuindo para a formação de futuras lideranças políticas. As sessões ocorrem mensalmente, com aproximadamente duas horas de duração, precedidas da explanação de um tema de interesse dos alunos. Também há espaço para debate de ideias e proposições, que poderão ser levadas aos Vereadores adultos.
         

Através de cartilha desenvolvida pela Assessoria de Comunicação da Câmara, juntamente com a agência de publicidade Com+, os alunos têm uma noção do que significa o Poder Executivo e o Poder Legislativo, suas atribuições e competências, tipos de lei, Projetos de Lei, Pedidos de Providência e Informação.
         

O projeto criando a Câmara Mirim é do ex-vereador Ricardo Kraemer (PT), aprovado em novembro de 2007. A primeira sessão ordinária dos dez Vereadores Mirins ocorreu no Dia do Estudante (11 de agosto) do ano seguinte, no plenário do Legislativo.