VEREADORES DE MONTENEGRO E ENTIDADES QUEREM FORTALECER O CONSELHO DE TRABALHO E RENDA



Seu atual presidente, Marcelino da Rosa, alertou: o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda está sendo esvaziado. A denúncia ocorreu durante reunião quinta (4), na Câmara, com o objetivo de conhecer o funcionamento e atividades do órgão. A iniciativa foi dos Vereadores Marcelo Cardona (PP), Laureno Renner (PSB) e Marcos Gehlen Tuco (PT). 

Criado em julho de 2010, é integrado pela classe patronal, trabalhadores e Poder Público. Em seu primeiro ano foi presidido por Marcelino, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação. Somente em uma ocasião as 18 entidades que o compõe se reuniram. Nas seguintes, compareceram seis ou apenas uma. Brigaram para entrar e depois não participaram das reuniões. Segundo Marcelino, também estaria ocorrendo o esvaziamento da mesa diretora. 

Relatou que o órgão passou para a Secretaria da Habitação da Prefeitura quando de sua criação, em julho do ano passado. Começamos a atuar com muita disposição, visando buscar as demandas e necessidades de cada setor na questão da qualificação profissional, para encaminhá-las via SINE e FGTAS ao Governo do Estado, diz Marcelino. Comentou que uma das maiores conquistas foi, pela primeira vez, o atendimento da sugestão do Conselho de incluir uma verba de 5 mil reais para a qualificação profissional no Orçamento do Município. 

O órgão também propôs ao Executivo que fossem realizados cursos de qualificação de mão-de-obra para pedreiros, pintores e trabalhadores no comércio. No entanto, sua última reunião ocorreu em primeiro de abril, há mais de quatro meses, o que estaria sendo considerado um esvaziamento. Os três Vereadores e os participantes do encontro na Câmara assumiram o compromisso de se mobilizarem para a eleição da nova mesa diretora, marcada para o próximo dia 18. Inicialmente, o pleito deverá acontecer na sede da ACI, a partir das 9 horas.