Revitalização de ruas detalhadas na Câmara de Vereadores de Montenegro




Revitalização de ruas é detalhada na Câmara

Conhecer a técnica que vem sendo aplicada na revitalização asfáltica de várias ruas da cidade. Motivo de reunião quarta (24) na Câmara, requerida pelo Vereador Roberto Braatz (PDT) e conduzida pelo presidente Ari Müller. Presentes Vereadores e Valtenir Garcia, proprietário da construtora que executa o trabalho, a Pavilama, acompanhado de seu diretor Victor Garcia. Pela Prefeitura, o engenheiro civil Gustavo Colombo, assessor da Secretaria Municipal de Obras Públicas.
    Dia 13 de julho o Prefeito Percival de Oliveira (PMDB) assinou o contrato de prestação de serviços com a empresa, vencedora da licitação para executar as obras de pavimentação asfáltica. Consistem em micro revestimento a frio com 16 milímetros de espessura mínima, distribuída uniformemente em duas camadas de 8 a 10 milímetros por camada, com emulsão.  
Inclui serviços prévios de selagem de trincas em áreas de fissuras e tapa buracos em áreas com excesso de degradação. São 23 trechos em diversas ruas, totalizando 1.464,99 metros quadrados. Pelo serviço, incluindo material e mão-de-obra a Prefeitura pagará R$ 634.518,55.
Inicialmente, Valtenir Garcia explicou que o micro revestimento asfáltico foi criado nos Estados Unidos nos anos 80, tendo chegado ao Brasil na metade dos anos 90. A técnica é usada para o rejuvenescimento, conservação e impermeabilização de superfícies asfálticas desgastadas com fissuras, cobrindo remendos localizados. O trabalho começou dia 26 de julho. Segundo Valtenir, foi aplicada apenas a primeira camada. A empresa aguarda a melhora das condições do tempo para colocar uma segunda nas ruas que ainda não a receberam.
Explicou não ficar um pavimento lisinho, pois é recomendado que seja áspero para se tornar mais aderente, gerando menor perigo de derrapagem. A durabilidade é de dois anos, em ruas de grande fluxo. Previu que em Montenegro dure de cinco a dez anos, mais tempo que o próprio CBUQ, conhecido como asfalto quente. Para reforçar, citou que há mais de três anos foi aplicado o micro revestimento em trechos da Freeway. A Pavilama possui contrato com conhecidas pavimentadoras, como a Sultepa. O material foi aplicado em trechos da BR 386 e 116, além de ruas de Lajeado e Tramandaí, dentre outras cidades.
Conforme o engenheiro Colombo, há uma questão ecológica: a não-remoção de todo o pavimento existente, e sim a recuperação e remoção de partes soltas. Dias antes de começar o trabalho, a Prefeitura entrega um aviso nas casas, solicitando que os moradores não estacionem seus carros nas ruas nos dias de execução, e se possível o tirem ou deixem na garagem no momento da aplicação. A providência se justifica porque é preciso uma hora e meia para haver a secagem do asfalto. Braatz solicitou que a empresa coloque sinalização mais ostensiva servindo de barreira à passagem do trânsito, para evitar a deterioração do trabalho.


RUAS DE APLICAÇÃO DO MICRO REVESTIMENTO

Bento Gonçalves (Osvaldo Aranha até José Luiz)
João Pessoa (da José Luiz até Cel. Álvaro de Moraes)
João Pessoa (entre Santos Dumont e Tr. Theobaldo)
Fernando Ferrari (entre Cap. Porfírio e Cap. Cruz)
Fernando Ferrari (Rua Dr. Flores e João Pessoa)
Capitão Porfírio (José Luis até Fernando Ferrari)
Santos Dumont (Buarque até João Pessoa)
Osvaldo Aranha (Buarque de Macedo até João Pessoa)
Ernesto Zietlow (Est. Maurício Cardoso até Ramiro Barcelos)
Cruzamento entre Rua Dr. Wolghemut e Rua João Pessoa
Cel. Antônio Inácio (parte do trecho entre Santos Dumont e Osvaldo
Cel. Antônio Inácio, entre Osvaldo Aranha até a Praça da Catedral
Cel. Álvaro de Moraes (pequeno trecho entre Ramiro e João Pessoa)
Balduíno Rambo (da Ernesto Popp até a Rua Bruno de Andrade)
Bruno de Andrade (Rua Cristiano Matte e Pastor Bruno Stysinski)
Bruno de Andrade (da Hans Varelmann até T. Weibull)
Bruno de Andrade (Entre Ernesto Popp e Balduíno Rambo)
Fernando Koch (Buarque de Macedo até RS 240)
Cruzamento entre Bruno de Andrade e Hans Varelmann
Cap. Jacinto (entre Av. Júlio Renner e Bruno de Andrade)
Ramiro Barcelos (Ernesto Zietlow até Osvaldo Aranha)
Ramiro Barcelos (Fernando Ferrari até Cap. Machado)
Capitão Cruz (entre Ruas Santos Dumont e Abílio Marca)