Programa de microcrédito em benefício dos pequenos e micros empreendedores



A iniciativa da presidente da República, Dilma Rousseff, de lançar um programa de microcrédito em benefício dos pequenos e micros empreendedores foi elogiada pelo senador Wilson Santiago (PMDB-PB) em pronunciamento em Plenário nesta segunda-feira (22). O programa de microcrédito foi anunciado pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, na última quinta-feira (18), e deve ser lançado oficialmente na próxima semana.

Wilson Santiago destacou a atenção que o governo federal tem dado às micro e pequenas empresas no Brasil, setor que tem alavancado o número de empregos no país, principalmente na parcela mais jovem da população, com mais dificuldades para conquistar o primeiro emprego. Para o senador, as medidas servem para fortalecer um setor importante para a economia brasileira.
* Esse programa irá contribuir muito para o país, não só para enfrentarmos a crise financeira mundial, tão anunciada e não desejada por todos nós, como também para traçarmos um rumo no combate a essa crise sem prejudicar a nossa economia  avaliou o senador.

Segundo Santiago, o programa de microcrédito previsto pelo governo federal terá o objetivo de facilitar o acesso dos micro empreendedores ao crédito, retirando, por exemplo, a exigência de avalistas e de garantias reais para o empréstimo. Inicialmente devem participar da ação instituições financeiras públicas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O senador da Paraíba listou ainda outros programas do governo que, em sua avaliação, estão melhorando a vida da população brasileira. Entre eles estão o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Minha Casa, Minha Vida e o Brasil Sem Miséria, este último atendendo principalmente a região Nordeste.
Esse conjunto de decisões governamentais, de programas e de benefícios que a população receberá, nos dá condições de testemunhar que a presidente Dilma está no caminho certo, está com uma agenda positiva para o país. Está procurando fazer com que a população brasileira, cada vez mais, ratifique a sua confiança na presidente  afirmou Wilson Santiago.

Os senadores Geovani Borges (PMDB AP) e Vital do Rêgo (PMDB PB), em apartes, concordaram com o senador sobre a importância dos programas sociais do governo federal, principalmente o de microcrédito.

Da Redação / Agência Senado