Prefeitura de Montenegro apoia campanha de recolhimento de resíduos eletrônicos


Celulares, baterias e telefones de mesa estão entre os equipamentos que poderão ser descartados

Conscientizar a população sobre a importância da destinação correta de resíduos eletrônicos. Esse é o principal objetivo da ação lançada pelo Sistema Fecomércio-RS/Senac/Sesc na manhã de ontem (03). A Campanha de Recolhimento de Equipamentos de Informática e Telefonia Pós-Consumo ocorre em âmbito estadual e, em Montenegro, é uma parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), e com a ACI Montenegro/Pareci Novo.

Serão recolhidos celulares, baterias, telefones de mesa, cabos, PCs, monitores, entre outros equipamentos, que após terão a destinação correta. A meta é recolher 100 toneladas de resíduos e 20 mil celulares e baterias. Em uma parceria com a empresa Trade Recycle, os equipamentos serão recolhidos, desmanufaturados, descaracterizados e reciclados. Em Montenegro, a data de mobilização está marcada para o dia 27 de setembro, das 8 às 17 horas, na Praça Rui Barbosa. Caso chova, o evento não será suspenso e irá ocorrer no Parque Centenário.

A gerente do SESC, Magda de Azeredo, explicou que foi escolhido um dia de semana, para que a campanha tenha mais abrangência. Queremos fazer uma grande feira, em um dia único para chamar atenção da comunidade, explica. Esse é o primeiro ano da campanha, queremos disseminá-la para mostrar como a comunidade montenegrina tem consciência ambiental, destacou a gerente.

Segundo a secretária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Maria Terezinha Kraemer Canello, a Nica, esta é uma iniciativa louvável. Nos deixa muito felizes saber que mais pessoas se preocupam e estão engajadas com o meio ambiente. O cidadão que quer melhor qualidade de vida, deve participar, afirmou Nica. A secretária também informou que a SMMA já está planejando ações a serem realizadas. Vamos dar todo o apoio logístico, alem de trabalhar para conscientizar a população. Queremos auxiliar de todas as formas possíveis, salientou Nica.



O prefeito Percival de Oliveira destacou em seu discurso a importância desta mobilização e colocou a Administração Municipal à disposição. Está ação é um acréscimo ao trabalho que a SMMA realiza. Fico feliz que o Sistema Fecomércio-RS esteja preocupado com essa questão. É muito importante que tantos as entidades, quanto a população estejam engajados nessa causa. Podem contar conosco, ressaltou o chefe do Executivo.