Montenegro Rs a melhor educação da região

  Montenegro tem a melhor educação da região





Renato Kranz e diretora da EMEI Adenillo Edgar Rübenich, Júlia Gomer



Montenegro está entre as dez cidades do Estado que mais investiram em educação infantil, nos últimos cinco anos proporcionalmente a seu orçamento. A cidade ficou com a sexta colocação no ranking divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) e primeiro lugar na região do Vale do Caí. O estudo pode ser verificado através do link Educação, no site do TCE-RS:
www.tce.rs.gov.br. Na tarde de ontem (11), o secretário municipal de Educação e Cultura, Renato Kranz, realizou uma coletiva de imprensa na Escola Municipal de Educação Infantil Adenillo Edgar Rübenich (Tio Riba) para destacar os investimentos. Entre 2006 e 2010, foram investidos R$ 31.131.679,19. São números altamente significativos, ressaltou o secretário.



Kranz explicou que em 2005 havia um déficit de vagas, com 1.300 crianças inscritas e apenas 800 sendo atendidas. A partir de decisões políticas do prefeito Percival de Oliveira, em 2006 foi colocada na LDO uma série de melhorias na educação. Atualmente, 2.800 crianças são atendidas, explicou. Hoje, são cinco escolas próprias e sete conveniadas ao município. Além disso, existe compra de vagas nas creches do Lar do Menor. São R$ 202.800,00 investidos no Lar do Menor todos os meses. Esse valor auxilia na quitação das despesas e até auxilia no pagamento do 13º aos funcionários, ressaltou.




Desde 2006, o município já integrou cerca de 320 servidores na educação, entre professores, supervisores, auxiliares e outros. Renato explicou que um dos motivos para uma colocação tão significativa no ranking é a qualificação dos professores. Hoje mais de 90% dos educadores têm graduação e uma grande parte realiza pós-graduação , explicou. Para a cidade isso deve ser motivo de alegria , destacou.




Renato também lembrou que o investimento na Educação Infantil é alto, mas o Ensino Fundamental não é esquecido.  Quando o município abre vagas na educação infantil, é obrigado a investir também no fundamental, declarou.