Desembargador recebe comitiva que solicita mais uma Vara no Forum



O Desembargador do Tribunal de Justiça Ricardo Raupp Ruschel recebeu, na tarde de sexta, lideranças que reivindicam mais uma Vara para o Fórum de Montenegro. Compuseram o grupo o Presidente Vereador Ari Müller (PDT) e o Assessor Jurídico da Câmara, Vinicius Kirsten, o Diretor do Fórum, juiz André Tesheiner, o presidente da Subseção da OAB Montenegro, Cleonir dos Reis, o Coordenador das Subseções e conselheiro da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizer e Cláudio Cunha, integrante da Comissão de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Estado.


A comitiva foi recebida pelo Desembargador Ricardo Raupp Ruschel e Juiz Corregedor Rui Rosado de Aguiar Neto. O desembargador disse que as dificuldades orçamentárias são grandes. Porém, solicitou que a comitiva encaminhe oficialmente o pleito para que possa analisar. Também anunciou que vai vir semana que vem ao Fórum de Montenegro, para verificar in loco a realidade.
            O presidente da OAB/Montenegro, Cleonir dos Reis argumentou que este primeiro encontro objetivou mostrar a necessidade, para posteriormente ser oficializado o pedido. Nossa atual população quase dobrou e a estrutura do Judiciário permanece a mesma para atender a demanda processual, enfatiza. Para demonstrar o aumento do trabalho, o juiz André Tesheiner citou que, em um ano, houve 50% de acréscimo no volume de processos que ingressaram na Vara Criminal.
            O Desembargador comentou que haverá razoável acréscimo de servidores do Judiciário no Estado, e que esta poderá ser uma das alternativas para que Montenegro seja contemplada. Informou que tramitam atualmente no Estado mais de 4,5 milhões de processos.
            Na opinião do Presidente da Câmara, Vereador Ari Müller (PDT) e do Consultor Jurídico Vinícius Kirsten, a audiência com o Desembargador permitiu a abertura do diálogo. A criação da nova Vara irá contribuir para desafogar o Judiciário, acrescenta Vinícius.